Economia Hidroelétrica de Cahora Bassa supera meta de produção de eletricidade

Hidroelétrica de Cahora Bassa supera meta de produção de eletricidade

A Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB) superou, até ao final de novembro, em 12%, a meta da produção anual planificada para 2023. A empresa prevê produzir até 31 de dezembro mais de 15.753 gigawatts-hora (GWh), um aumento de 1,9% face a 2022.

Em comunicado, a HCB refere que este resultado é fruto dos “programas de reforço da operação e manutenção dos equipamentos de geração e transporte hidroenergéticos em curso”, bem como do “trabalho árduo das equipas multidisciplinares de recursos humanos”.

“A superação da produção energética anual, registada a 30 de novembro de 2023, traduziu-se, igualmente, em receitas consideráveis, com um incremento na ordem de 29% se comparadas com o mesmo período de 2022”, explica o Presidente do Conselho de Administração da HCB, Tomás Matola.

“Até novembro de 2023, a nossa contribuição para a economia nacional, canalizada para o Estado moçambicano, foi de cerca de 13,6 mil milhões de meticais, correspondente a impostos, taxa de concessão e dividendos, num contexto em que a empresa adoptou uma nova estrutura orgânica e de recursos humanos, que visa preparar-se para os desafios do sector energético nacional e regional”, acrescenta.

Resumo

  • A Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB) superou, até ao final de novembro, em 12%, a meta da produção anual planificada para 2023.
  • A empresa prevê produzir até 31 de dezembro mais de 15.753 gigawatts-hora (GWh), um aumento de 1,9% face a 2022.
  • Este resultado é fruto dos “programas de reforço da operação e manutenção dos equipamentos de geração e transporte hidroenergéticos em curso”, bem como do “trabalho árduo das equipas multidisciplinares de recursos humanos”.
  • A superação da produção energética anual traduziu-se em receitas consideráveis, com um incremento na ordem de 29% se comparadas com o mesmo período de 2022.
  • Até novembro de 2023, a contribuição da HCB para a economia nacional foi de cerca de 13,6 mil milhões de meticais.
Recomendado para si:  Ex-ministro defende maior apoio técnico para impulsionar agricultura em Moçambique

Análise

A superação da meta de produção de eletricidade pela HCB é um resultado positivo para a empresa e para o país. Este resultado demonstra o bom desempenho da usina e a eficiência dos seus programas de manutenção e operação.

A produção de eletricidade é fundamental para o desenvolvimento económico e social de Moçambique. A HCB é um dos principais produtores de eletricidade do país, e a sua contribuição para a economia nacional é significativa.

O aumento das receitas da HCB também é um resultado positivo. Estas receitas podem ser utilizadas para investir na melhoria da infraestrutura da empresa, para aumentar a sua capacidade de produção e para garantir a sua sustentabilidade a longo prazo.

A adoção de uma nova estrutura orgânica e de recursos humanos pela HCB é uma medida importante para preparar a empresa para os desafios do setor energético nacional e regional. A empresa precisa se adaptar às mudanças do setor e às novas tecnologias para continuar a ser um player importante no mercado.