O Governo lançou na segunda-feira um censo sobre o sector industrial do país, visando definir acções de revitalização deste domínio, que já foi um dos motores do crescimento económico e da balança de pagamentos.
“A intenção do Governo é revitalizar a indústria, e para que isso aconteça vai precisar de saber qual é o ponto de situação” da área, disse o ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, falando no acto de arranque do Projecto de Mapeamento Geral da Indústria Transformadora em Moçambique.
Moreno avançou que o Executivo pretende a recuperação de sectores de transformação em que o país já se destacou, nomeadamente a metalomecânica, materiais de construção, pneus, mobiliário hospitalar, papel, siderurgia e sector agro-alimentar.
“Depois deste levantamento, pretendemos um espelho fiel daquilo que existe em termos de indústria transformadora no país, para que possamos, a partir disso, definir as melhores acções, sobretudo para a revitalização de algumas indústrias que já não funcionam há algum tempo”, realçou o ministro da Indústria e Comércio.
Com a reimplantação de indústrias, prosseguiu, o país estará em condições de promover a transformação das matérias-primas e do sector primário, consumindo e exportando produtos com mais-valias.
O Executivo pretende, igualmente, que aquela área económica incremente a sua contribuição no Produto Interno Bruto (PIB) e ajude na diversificação da economia do país, acrescentou Silvino Moreno.