Economia Banco Mundial desenbolsa 200 M$ para processo digitalização no País

Banco Mundial desenbolsa 200 M$ para processo digitalização no País

Receba atualizações de trabalhos do MMO Emprego

Siga o nosso canal do Whatsapp para receber atualizações diárias anúncios de vagas.

Clique aqui para seguir

O Banco Mundial vai desembolsar 200 milhões de dólares para apoiar o País no processo de digitalização, no âmbito do projecto “Aceleração Digital de Moçambique”.

A iniciativa prevê que, nos próximos seis anos pelo menos 50% da população tenha acesso à internet em todo o território nacional, e que a cobertura seja alargada às zonas rurais para mais de dois milhões de pessoas que não têm acesso ao sinal de telefonia móvel.

Actualmente, no País, apenas sete milhões de pessoas têm acesso à internet, dos cerca de 30 milhões de habitantes que compõem a população moçambicana. E, nas zonas rurais, um terço da população vive em locais onde não há sequer sinal nem habilidades para uso da internet.

O Ministério dos Transportes e Comunicações pretende assim, através deste projecto, reverter este cenário e desenvolver o sistema das telecomunicações no País.

Por seu turno, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, afirmou que, com a implementação desta iniciativa, a população moçambicana usufruirá de melhores serviços digitais prestados de forma segura, privilegiando a internet de banda larga, o acesso à informação e serviços digitais nas diversas áreas económicas e sociais.

Zayra Romo, representante do Banco Mundial, afirmou, por seu turno, que “os sistemas digitais têm uma função transversal, e em Moçambique apoiarão muitos sectores, sendo, por isso, indispensável contar com a liderança do Governo e com o apoio do sector privado.”

O projecto “Aceleração Digital de Moçambique” foi lançado esta segunda-feira, 12 de Dezembro, na Cidade de Maputo, e conta com a parceria dos Ministérios da Ciência e Tecnologia, Educação e Desenvolvimento Humano e da Secretaria de Estado do Ensino Técnico Profissional.