Economia Banco Mundial retoma apoio ao Orçamento de Estado com 300 milhões de...

Banco Mundial retoma apoio ao Orçamento de Estado com 300 milhões de Dólares

O Banco Mundial (BM) vai desembolsar 300 milhões de dólares (quase 302 milhões de euros) em apoio direto ao Orçamento de Estado de Moçambique, no âmbito de um acordo assinado ontem em Maputo de apoio às Instituições e à operação de Financiamento da Política de Desenvolvimento da Transformação Económica (DPF).

A informação foi avançada pela directora do Banco Mundial para Moçambique, Idah Pswarayi-Riddihough, e o Ministro da Economia e Finanças, Max Tonela em conferência de imprensa.

O montante, desembolsado sob “forma de donativo”, vai ser aplicado no financiamento de projetos de infraestruturas, com a ambição de “dinamizar a economia e melhorar as condições de vida dos moçambicanos”, explicou o ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, momentos após a assinatura em Maputo.

O acordo com o Banco Mundial marca, desta forma, um passo importante para a retoma d o crescimento económico, sabendo-se que este tipo de apoios orçamentais multilaterais estavam suspensos desde 2016, quando foram tornadas públicas as dívidas não declaradas, caso que, como se sabe, aguarda decisão por parte dos tribunais.

Max Tonela, que tomou posse em Março passado como ministro da Economia e Finanças, tem estado a orientar o ministério para uma agenda que facilite o desenvolvimento do sector privado, a fim de aliviar a dependência do país das importações e de criar um retorno sustentável ao crescimento económico. Para o efeito, o Ministério tem vindo a procurar implementar medidas para simplificar o ambiente de negócios, atrair investimento estrangeiro, incentivar a acção climática, criar um melhor acesso ao financiamento para as PME, e acelerar a criação de empregos.

Recomendado para si:  Ex-ministro defende maior apoio técnico para impulsionar agricultura em Moçambique

A economia moçambicana cresceu 2,16% em 2021, e para 2022 o governo estabeleceu como meta o aumento de 2,9% do PIB previsto no Plano Económico e Social e no Orçamento de Estado aprovado pelo parlamento. No entanto a taxa de crescimento real do PIB foi de 4,14% no primeiro trimestre de 2022, aumentando para 4,59% no segundo (de Abril a Junho) de acordo com números oficiais.

O compromisso de Moçambique em apoiar acções de resiliência no contexto das alterações climáticas também faz parte do Quadro de Parceria do País, como instrumento orientador da estratégia de apoio do Banco Mundial.