Destaque Combustíveis mais caros a partir de hoje

Combustíveis mais caros a partir de hoje

A Autoridade Reguladora de Energia anunciou ontem a terceira subida de preço dos combustíveis deste ano. O gás de cozinha sobe quase 20%.

A gasolina sobe de 83,30 meticais por litro para 86,97 meticais e o gasóleo passa de 78,97 meticais para 87,97 meticais por litro, segundo a nova tabela apresentada em conferência de imprensa pelo presidente da Autoridade Reguladora de Energia (Arene), Paulo da Graça.

O gás de cozinha registou a maior subida, passando de 85,53 para 102,2 meticais por quilo, mais 19,5%.

Ainda na tabela de aumentos, o gás veicular passa de 40,57 para 43,73 meticais e o petróleo de iluminação sobe de 71,48 meticais para 75,58 meticais por litro.

De acordo o presidente da Arene, os preços anunciados só não são mais altos porque o Governo e revendedores estão a abdicar de parte da tributação e margens.

“Parte significativa destas medidas estão a representar um sacrifício da parte do Governo e dos operadores, com o objetivo de manter o preço dos combustíveis suportável”, referiu Paulo da Graça.

Trata-se do terceiro reajuste de combustíveis registado em Moçambique este ano. As autoridades têm apontado a alta do custo do crude no mercado internacional como razão do aumento, que está ligado à guerra na Ucrânia.

Artigo anteriorMutilação genital e casamentos infantis mais do que duplicaram no Corno de África
Próximo artigoGoverno vai atribuir subsídio para passageiros de transportes públicos