O Aeroporto Internacional de Nacala não realiza voos no período da noite devido à falta de iluminação na pista que afecta a segurança do tráfego aéreo, por conta da vandalização de material eléctrico naquela infra-estrutura aeroportuária, em 2020.
A informação foi avançada pelo Director de Manutenção de Infra-estruturas nos Aeroportos de Moçambique, durante uma reunião que juntou hoje empresas públicas e privadas para uma reflexão em torno da vandalização de infra-estruturas eléctricas.
Acácio Tuendue disse, no encontro organizado pela Electricidade de Moçambique, que além de comprometer a navegação aérea, a falta de iluminação já causou prejuízos avaliados em mais de 20 milhões de meticais.
A vandalização de infra-estruturas eléctricas afectou igualmente a empresa Electricidade de Moçambique, causando prejuízos avaliados em 250 mil dólares, só no primeiro trimestre deste ano.
Segundo o Administrador Executivo da EDM¸ Francisco Inroga, este valor servia para a electrificação de 50 mil residências na região Sul do País.
Já a empresa de telefonia móvel TMcel, perdeu, devido à vandalização de material eléctrico, um valor estimado em um milhão de dólares, nos últimos três anos, tal como explica o Director de Logística e Serviços Gerais, António Faria.
De acordo com os dados da Vodacom, cabos de cobre, geradores, combustíveis e contadores de CREDELEC recarregados, são os materiais mais roubados.