Destaque Troço entre Marracuene e Xai-Xai será concessionado

Troço entre Marracuene e Xai-Xai será concessionado

O troço viário de 180 km que liga Marracuene, na província de Maputo, e a cidade de Xai-Xai, na província de Gaza, será entregue a gestão privada, com vista a garantir maior durabilidade à infra-estrutura e segurança na transitabilidade de pessoas e bens.

A informação foi, recentemente, tornada pública, por Carlos Mesquita, ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH), durante o balanço da última etapa da visita à província de Maputo, que tinha por objectivo inteirar-se dos projectos do Programa Quinquenal do Governo.

Carlos Mesquita disse na ocasião que, para além do troço Marracuene-Xai-Xai, serão igualmente entregues para gestão privada os troços Matola-Boane, Boane-Bela-Vista e Boane-Namaacha, tendo ainda referido que para estas não estão previstas mais portagens.

“A impressão que temos é que as obras de manutenção estão de acordo com aquilo que é o projecto. É importante que as vias respeitem um plano adequado de manutenção de rotina e manutenção periódica até ao esgotamento do tempo de vida útil. Infelizmente, por motivos financeiros, não foi possível cumprir com esse plano de calendarização e é por isso que encontramos as vias nesta situação”, explicou o ministro.

Recomendado para si:  PRM na Beira detém três cidadãos por uso de documentos falsos em candidatura

Relativamente à gestão das estradas concessionadas, o governante disse que as portagens fazem parte de uma infra-estrutura viária, tendo apontado a escolha da metodologia utilizador-pagador, para garantir a sua sustentabilidade.

“Nós fazemos questão de que sejam os próprios concessionários, a Administração Nacional de Estradas (ANE), ou o Fundo das Estradas que, neste momento, gere o assunto das estradas que efectivamente esses fundos das portagens sejam aplicados nas estradas para o qual as portagens estão instaladas”, concluiu Carlos Mesquita.