Economia Indústria nacional de pneus sem matéria-prima

Indústria nacional de pneus sem matéria-prima

Faltam indústrias de fabrico de borracha para produção de diferentes artigos industriais, incluindo a recauchutagem de pneus, as empresas nacionais recorrem ao mercado internacional para adquirir matérias-primas, o que encarece o produto final.

De acordo com a TVM o parque Industrial de Beluluane, na província de Maputo, operam 41 fábricas que se dedicam à produção de materiais industriais, com destaque para o alumínio, varões ferro e pneus.

Do conjunto das empresas sobressai a Tyre Corporation, vocacionada à recauchutagem de pneus, que significa transformar pneus velhos em novos.

A empresa é nacional e presta serviços às multinacionais que produzem gás, carvão mineral e grafite. O seu trabalho consiste na manutenção de pneus de grandes equipamentos usados na construção e mineração, tais como, camiões, caterpillars e autocarros.

“Temos tido trabalho quase todos os dias, principalmente, por causa de número reduzido das recauchutagens” – Diz Horácio Manganhela, supervisor de produção.

O número de solicitações tende a crescer em função do surgimento de novas companhias na indústria de petróleo e gás. A empresa recauchuta cerca de 6.500 pneus por ano, no meio de dificuldades impostas pela falta de matéria-prima no mercado nacional.

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Moçambique não dispõe de indústrias de borracha, o que obriga as empresas a recorrer ao estrangeiro para aquisição do recurso.

“Nós trazemos muito material da África do Sul porque aqui em Moçambique não há essa linha de borracha para produzir pneus. E é muito difícil porque o nosso camião precisa sair daqui para África do Sul e de lá para cá e as estradas não estão boas” – lamenta o Gestor da empresa, Wayne Smith.

Tyre Corporation é das poucas industriais no sector de pneus no país. No passado, Moçambique já teve as falidas UFA, MABOR e FACOBOL que produziam borracha e pneus para o mercado nacional e exportação.