Destaque À vista subida do preço do chapa em Maputo

À vista subida do preço do chapa em Maputo

As duas últimas subidas do preço dos combustíveis estão a trazer apertos nas contas dos transportadores, que vêem o seu negócio ameaçado. A Associação dos Transportadores Rodoviários na Cidade de Maputo reuniu-se, ontem, 27, junto dos seus associados, para discutir propostas de aumento da tarifa.

“Estamos a fazer cálculos, para sentarmos com quem de direito, no sentido de termos uma tarifa que possa cobrir os próximos momentos, porque, se nos precipitarmos, vamos pedir, por exemplo, um aumento de cinco Meticais que poderá não nos satisfazer”, explicou o presidente da ATROMAP, Batista Macuvele em declarações ao O País.

As propostas são várias, mas os transportadores apontam as tarifas com base nas quais o negócio passaria a ser rentável – três Meticais, ou seja, na rota que, actualmente, se pagam 12 Meticais, passaria a custar 15 Meticais.

Estas reivindicações de subida do preço do chapa vem se juntar aos apelos feitos pelo presidente da Fematro, Sancho Mavunja, durante uma conferência de imprensa em que a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) reagiu ao último reajuste do preço dos combustíveis para o sector empresarial privado.

Na ocasião Mavunja disse que, após o aumento do preço dos combustíveis, os prejuízos causados pela subida generalizada de produtos e serviços estão a aumentar drasticamente para os operadores. Com efeito, o vice-presidente da FEMATRO disse que o reajuste do preço do transporte deveria ser automático.

Contudo, sem datas concretas, a ATROMAP promete, para breve, o anúncio da proposta final de reajuste da tarifa do transporte público. A última subida do preço do “chapa” aconteceu em Janeiro de 2022, quando o aumento foi de três Meticais, na região metropolitana do Grande Maputo, mas a gasolina, por exemplo, registou uma subida cumulativa de 17 Meticais.