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Empresas públicas e privadas devem mais de 100 milhões de Dólares à EDM

O Estado, empresas públicas e privadas devem mais de 100 milhões de dólares à Electricidade de Moçambique (EDM) devido a facturas de energia não pagas, em virtude disso, a empresa afirmou que as dívidas afectaram as contas durante o ano passado.

Segundo “O País”, a informação foi confirmada pelo administrador de electrificação e projectos da EDM, Joaquim Ou-chim, durante a visita de trabalho efectuada pela Comissão de Plano e Orçamento, da Assembleia da República, onde reclamou de instituições que usam energia sem pagar, das empresas públicas, passando pelas participadas pelo Estado até às privadas, afirmando que houve durante o ano passado, algumas que não pagaram as suas facturas pelo consumo de electricidade o que criou um prejuízo de cerca de 6,3 mil milhões de Meticais à EDM.

“São várias as empresas e temos que perceber que algumas delas tiveram problemas financeiros, primeiro por conta da crise financeira que se viveu no passado, depois do covid-19, mas como eu disse, o mais importante é que temos estado a negociar com essas instituições para poderem fazer o pagamento da dívida”, disse Joaquim Ou-Chim.

Como consequência disso, aliando aos recorrentes roubos de energia e vandalização, a empresa acabou por somar dívidas com seus fornecedores.

“Em 2019 era cerca de 400 milhões de dólares, mas agora estamos em torno dos 150 milhões de dólares, que é maioritariamente relacionada à aquisição de energia eléctrica e temos pautado, pelo pagamento para podermos liquidá-la”, cita O País.

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Para além das dívidas, de acordo o órgão que temos estado a mencionar, a instituição ainda se debate com a questão dos roubos de energia, através de ligações clandestinas, adulteração de contadores, males que prejudicam muito o funcionamento da empresa. Para reduzir prejuízos, a empresa toma algumas medidas.

“Instalação de Centros de Controlo de Medição para monitorar o consumo dos grandes clientes; Geo-referenciamento de clientes por Posto de Transformação, Substituição de contadores pré-pago Integrado por Split; Realização de inspecções a clientes; Auditoria aos sistemas de medida dos clientes de grande consumo e Realização de palestras de sensibilização dos clientes para a não vandalização de infra-estruturas eléctricas, nem roubo de energia eléctrica”, avança.

Portanto em termos de resultados, a EDM destaca que foram instalados cerca de 17 mil contadores inteligentes em clientes de grande consumo, realizadas 792 685 inspecções a clientes, facturados cerca 559 milhões de Meticais de energia recuperada e foram realizadas 8 palestras presenciais de engajamento comunitários.

Em termos de balanço, durante o exercício económico de 2021, a empresa registou ganhos consideráveis, tanto a nível de novas ligações, bem como no aumento da capacidade, tendo sido cumprido em 102,5% o plano de execução, onde pela primeira vez a EDM alcançou a cifra das 300 mil novas ligações e a taxa de acesso à Rede Eléctrica Nacional passou de 35% em 2020 para 39% em 2021.