Economia Empresários moçambicanos e norte-americanos discutem mercado de franquias

Empresários moçambicanos e norte-americanos discutem mercado de franquias

Empresários moçambicanos e norte-americanos promoveram em Maputo, um debate sobre o Mercado de Franquias (Franchising), programa inserido no âmbito da preparação da 30.ª Exposição Internacional Franchise, a realizar-se em Junho na cidade de Nova Iorque, onde o país estará presente.

Para o efeito, 45 empresários nacionais estiveram presentes na sessão, num evento organizado pela Agência de Comércio da Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA), em parceria com a Câmara de Comércio de Moçambique (CCM).

Falando na ocasião, de acordo com o Notícias, o presidente da CCM, Álvaro Massingue, afirmou que o Franchising constitui uma das formas de materializar o objectivo estratégico da sua agremiação que começa por facilitar o acesso do empresariado nacional aos mercados internacionais.

Segundo Massingue, a gastronomia e as expressões culturais moçambicanas são duas das inúmeras categorias do potencial nacional que podem ser competitivas e conquistar o mercado internacional, à semelhança de marcas e inovações nas áreas de construção civil, arquitectura e design.

“Neste Webinar encorajo- -vos a identificarem o que de melhor temos para oferecer ao mundo e conquistar o mercado internacional, pois o mercado mundial de franquia exige ousar, divulgar, investir e conquistar o mercado”, avança o Notícias.

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Por seu turno, a encarregada de negócios da embaixada dos EUA em Moçambique, Abgail Dressel, afirmou que o sector privado é um parceiro valioso para o desenvolvimento económico, por isso o seu país continua a apoiar centenas de exportadores a aceder ao mercado americano.

A embaixada dos EUA explicou que a iniciativa de franchising “chave na mão” visa diversificar as bases de economia de Moçambique, promover o empreendedorismo e negócios bem-sucedidos globalmente e ainda trazer prosperidade aos empreendedores afectados pela pandemia do covid-19.

De acordo com a Associação Internacional de Franquias, os Estados Unidos possuem o mercado de franquias mais consolidado do mundo, criando cerca de 9,1 milhões de empregos directos e contribuindo 3% para o Produto Interno Bruto (PIB) anual.

“As franquias não se referem apenas aos fast foods, pois abrange mais de 75 sectores, incluindo a indústria automóvel, hospitalidade, tecnologias de informação, logística, finanças, serviços de recursos humanos, consultoria, educação, e o mercado imobiliário, entre outros”, destacou.