Entre 130 e 150 camiões podem deixar de atravessar diariamente a fronteira de Ressano Garcia para o Porto de Maputo, pela EN4, transportando minérios extraídos na República da África do Sul.
O facto resulta da inauguração, ontem, do Terminal Internacional Ferroviário de Trânsito de Minérios na região fronteiriça do distrito da Moamba, com capacidade para manusear 5950 toneladas por dia, o equivalente a um comboio e meio (cerca de 90 vagões).
O ministro dos Transportes e Comunicações, Janfar Abdulai, considera que os minérios, dada a sua característica e volumes envolvidos, constituem carga eminentemente ferroviária, não fazendo sentido que continuem a ser transportados por camiões, provocando o desgaste precoce de estradas.
Justifica que foi nesta base de entendimento que o Governo decidiu pela revitalização da linha férrea de Ressano Garcia para atender à demanda crescente deste serviço.
O ministro observou que hoje se tornou normal um camião percorrer mais de 1500 quilómetros, entre estradas asfaltadas e de terra, para transportar e entregar mercadorias.
Acrescentou que, do ponto de vista económico, o mais vantajoso seria transferir a carga de longa distância para as ferrovias ou para modal marítimo, deixando o camião para as viagens curtas e para a interligação de carga e descarga entre esses modais.
Sublinhou que o investimento de cerca de 20 milhões de dólares para a construção e operacionalização de todo o projecto do terminal é parte das medidas em curso para tornar o Corredor de Maputo mais competitivo e eficiente, bem como gerar mais postos de trabalho no sector dos transportes e comunicações.
Já o presidente do Conselho de Administração da Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), Miguel Matabel, foi mais ambicioso ao considerar que a perspectiva da sua empresa é duplicar a actual capacidade de manuseio de carga mineira que actualmente cruza a fronteira de Ressano Garcia para Maputo.
“Queremos passar para três comboios por dia (de 60 vagões cada), correspondendo a 340 camiões por dia. Ou seja, 10.200 camiões/mês podem sair da estrada”, referiu Matabel.
O gestor ferroviário afirmou ainda que, além deste grande benefício de redução do congestionamento do tráfego rodoviário, sobretudo entre Matola e Maputo, bem como o aumento do volume dos minerais transportados na Linha de Ressano Garcia, o terminal ontem inaugurado permitirá a redução da emissão da poluição ambiental, um mal de que todos somos chamados a combater.
O novo terminal resulta de uma parceria estabelecida entre os CFM e a TLG, SA. Foi concebido para receber camiões basculantes da África do Sul das 6.00h às 22.00h, de acordo com o horário de funcionamento da fronteira. No entanto, o terminal está a funcionar 24 horas por dia para o carregamento do minério em vagões, com destino ao Porto de Maputo e Matola.