Internacional Wuhan proíbe consumo de carne de animais selvagens

Wuhan proíbe consumo de carne de animais selvagens

(FILES) This file picture taken on May 26, 2003 shows a policeman watching over a civet cat captured in the wild by a farmer in Wuhan, in central China's Hubei province. - The animal-borne SARS virus 17 years ago was supposed to be a wake-up call about consuming wildlife as food, but scientists say China's latest epidemic on January 26, 2020 indicates that the practice remains widespread and a growing risk to human health. (Photo by STR / AFP) / - China OUT / TO GO WITH China-health-virus-animals,FOCUS by Dan Martin (Photo by STR/AFP via Getty Images)

Sob pressão internacional, o epicentro da pandemia da Covid-19 proibiu o consumo de animais exóticos. Em toda a China foi também banida a caça deste tipo de animais.

As autoridades de Wuhan baniram  o consumo de carne de animais selvagens. O anúncio foi feito nesta quarta-feira e surge numa altura em que a China está a ser pressionada internacionalmente devido ao comércio e consumo de animais exóticos.

De acordo com a estação norte-americana CBS, os agricultores chineses vão receber dinheiro para deixar de criar animais selvagens e a caça deste tipo de animais passa a ser proibida em todo o território. Como exceção surge a captura para “pesquisa científica, equilíbrio populacional, monitorização de doenças epidémicas e outras circunstâncias especiais”.

A 2 de abril, Shenzen tornou-se na primeira cidade a proibir o consumo de carne de animais selvagens e pouco depois o país deixou de considerar cães como alimento: seriam reconhecidos exclusivamente como animais de estimação. Até então, milhões de cães eram abatidos e consumidos no país, merecendo críticas a nível internacional.

Desde o início da pandemia que a origem do vírus está em discussão, com os especialistas a apontar que poderá ter surgido num mercado que vendia animais selvagens para consumo na cidade de Wuhan.

Recomendado para si:  Explosão de gás provoca colapso parcial de prédio em Nova Iorque