Economia Roubo de material prejudica EDM

Roubo de material prejudica EDM

Pelo menos 200 milhões de meticais perdem-se anualmente devido ao roubo e/ou destruição de infra-estruturas da rede eléctrica na província de Maputo.

O montante é o acumulado da quebra de postes em acidentes de viação, corte de cabos eléctricos, roubo de disjuntores, comandos de iluminação pública, foto-células, candeeiros, bem como de outros danos que se registam, de acordo com Nelson Xavier, director da Electricidade de Moçambique (EDM), neste ponto do país.

O director disse que até ao momento os prejuízos devido a roubos e/ou destruição de equipamentos rondam os 320 mil meticais, mas com o começo do Inverno o cenário poderá piorar.

A empresa tem vindo a reforçar a segurança nas peças possíveis, mas há componentes em que não há possibilidade de evitar o acesso por pessoas entranhas.

Nelson Xavier disse que de há algum tempo a esta parte já não ocorrem roubos de disjuntores dos postos de transformação (PT) porque a EDM optou pelo gradeamento. Entretanto, continua impossível evitar o subtracção de cabos de cobre nas infra-estruturas que transformam a tensão de energia para que seja canalizada às residências.

Na semana passada, por exemplo, cerca de 300 clientes ficaram sem energia eléctrica desde à noite até à tarde do dia seguinte devido à vandalização de um PT localizado na zona de Ximichuene, na cidade da Matola.

Um grupo de estranhos cortou o cabo de cobre que liga o transformador e o quadro, deixando o PT inoperacional.

Fora os prejuízos de cerca de 150 mil meticais pela falta de uso de energia por parte dos clientes, o cabo roubado custa cerca de 75 mil meticais.

Os prejuízos da província são menores se comparados aos da cidade-capital, onde a EDM reporta já a perda de mais de 20 milhões de meticais em resultado da vandalização de cabos eléctricos e outras infra-estruturas, concorrendo para restrições no fornecimento de energia em muitos bairros.

Jornal Notícias