Destaque Maputo: PRM apreende 11 quilogramas de canábis sativa

Maputo: PRM apreende 11 quilogramas de canábis sativa

A Polícia da República de Moçambique (PRM) apreendeu cerca de 11 quilogramas de canábis sativa, vulgo soruma, na posse de uma quadrilha composta por oito elementos, que se dedicava ao consumo e venda de estupefacientes, em Maputo.

Na posse dos meliantes, a PRM apreendeu ainda valores monetários que se supõe sejam fruto da venda daquela droga nociva.

A operação, que culminou com o desmantelamento da quadrilha, ocorreu na semana passada, segundo disse hoje o porta-voz do Comando da Cidade de Maputo, Orlando Mudumane, no habitual briefing semanal à imprensa.

Exceptuando este caso criminal, as autoridades policiais consideram que os citadinos de Maputo têm vindo, aos poucos, a ganhar consciência de que é necessários haver responsabilidade na forma de ser e estar na sociedade.

Um dos indicadores disso, apontados pela PRM, é o facto de a Cidade de Maputo não estar a registar casos criminais relevantes do ponto de vista de impacto na comunidade.

Paralelamente a isto, a Polícia destacou o papel do trabalho operativo, em coordenação com a comunidade.

“Queremos assumir que as pessoas estão, aos poucos, a ganhar consciência de que é preciso haver responsabilidade. Sublinhamos também a acção da Polícia. A corporação tem trabalhado com os conselhos comunitários de segurança que têm elementos que ajudam a prevenir e combater a criminalidade”, disse Mudumane.

Acrescentou, no entanto, haver casos excepcionais em que os bandidos nunca ganham consciência de responsabilidade, pelo que o trabalho policial deve fazer-se sentir.

Entre outros casos criminais registados pela Polícia, semana passada, constam 16 furtos qualificados, dos quais 10 ocorreram em residências, cinco em estabelecimentos comerciais e numa igreja. Destes casos, 11 foram esclarecidos, tendo sido detidos 14 indivíduos e recuperados vários bens e entregues aos legítimos proprietários.

Recomendado para si:  Detidos quatro suspeitos de caça furtiva em Gaza

Entre os bens recuperados, destacam-se sete computadores, três televisores plasmas e 50 cadeiras plásticas.

Houve registo de 11 acidentes de viação, contra 13 de igual período do ano transacto. Destes, quatro foram atropelamentos carro/peão, dois choques entre carros, dois choques carro/moto, duas quedas de passageiros e um despiste e capotamento.

Pelo menos quatro pessoas morreram na sequência destes incidentes e outras 12 pessoas contraíram ferimentos, entre graves e ligeiros.

A Polícia deteve, no mesmo período, 63 indivíduos acusados de prática de vários crimes, sendo 48 indiciados de crimes contra propriedade, 12 contra pessoas e três contra a ordem e tranquilidade públicas.

A Polícia de Trânsito fiscalizou 2.298 viaturas, das quais 23 foram apreendidas por diversas irregularidades. Impôs cerca de mil avisos de multa aos automobilistas infractores e submeteu ao teste de alcoolemia cerca de 500 automobilistas, dos quais 127 foram surpreendidos a conduzir sob efeito de álcool. Apreendeu pelo menos 27 cartas de condução.

“No geral, a situação da ordem e segurança públicas na Cidade de Maputo está relativamente calma e controlada. Portanto, não temos acções que possam criar desordem. A criminalidade está controlada, sobretudo a criminalidade violenta que é esta que acaba criando o sentimento de insegurança na comunidade, sobretudo nos bairros periféricos da Cidade de Maputo”, sublinhou o porta-voz.

AIM