A conjuntura económica internacional continua a ser caracterizada pelo abrandamento do ritmo da actividade económica decorrente da redução da procura global, num contexto de queda generalizada dos preços das mercadorias.
A informação foi divulgada pelo Comité de Política Monetária do Banco de Moçambique (CPMO), que se reuniu nesta quarta-feira na sua terceira sessão ordinária do presente ano, tendo apreciado o Documento de Política Monetária, que reporta a informação económica e financeira referente aos meses de Janeiro e Fevereiro de 2015.
O documento analisa os desenvolvimentos da conjuntura económica e financeira internacional e regional; a evolução dos principais indicadores macroeconómicos e financeiros de Moçambique, com destaque para a inflação, agregados monetários e creditícios; as projecções de curto e médio prazos para a inflação; e as medidas de política monetária necessária para garantir o cumprimento do programa macro-financeiro de 2015.
Com efeito, dados recentes referentes às economias avançadas mostram que o PIB dos EUA registou um crescimento anual de 2.4% no quarto trimestre, menos 10 pontos base (pb) face ao trimestre anterior e no Japão o crescimento foi negativo, em 0,5%.
O comportamento da inflação neste bloco de países foi diferenciado, observando-se uma desaceleração no Reino Unido, manutenção no Japão e incremento da deflação nos EUA e Zona Euro, em especial neste último caso, em face dos dados provisórios de Fevereiro que apontam para -1.6%.
O Dólar norte-americano manteve-se forte face às moedas das restantes economias deste bloco, ainda que em Janeiro a Libra tenha reduzido a sua depreciação.
Os bancos centrais deste grupo de países decidiram em Fevereiro manter as suas taxas de juro de política.