Destaque Vendedeiras informais de comida ignoram existência da cólera

Vendedeiras informais de comida ignoram existência da cólera

O surto da cólera afecta cinco províncias do Norte e Centro do País, e já causou 41 óbitos e 2601 doentes diagnosticados, sendo que  as províncias da Zambézia e Cabo delgado lideram os gráficos de afectados.

Moçambique é um país em que a circulação dos cidadãos é livre e sendo a cólera uma doença altamente contagiosa e de rápida disseminação, há que se verificar as medidas de prevenção, pois o vibrião colérico está em circulação.

Numa altura em que o Ministério de Saúde intensifica as acções de mobilização e sensibilização das comunidades em relação às medidas de higiene pessoal e colectiva, são válidas todas as formas de prevenção, desde o saneamento do meio.

O sul do país ainda não diagnosticou casos de cólera, mas mesmo assim urge a necessidade de se redobrar as medidas de higiene alimentar e saneamento do meio.

Na avenida Zedequias Manganhela, na baixa da cidade, é visível a “fábrica” de refeições que ali foi instalada, panelas e pratos lavados de forma repetitiva na mesma água, alimentos preparados ao ar livre sem observar quaisquer medidas de higiene, para além das águas turvas e nauseabundas ali estagnadas num ambiente de autêntica imundice.

Recomendado para si:  Trágico acidente no rio Níger na Nigéria faz 26 mortos

É que mesmo as cozinheiras não ostentam nenhum material de Protecção higiénica, (lenço, avental e outros).

Questionadas pelo MMO acerca do alerta do MISAU, elas dizem- se cientes do assunto, mas demonstram pouca preocupação pelo facto do sul do país não ter, por enquanto, histórico de pessoas diagnosticadas com a epidemia.

“Não temos o que fazer vivemos disto e também a cólera existe em zonas afectadas pelas cheias” disse uma vendedora na condição de anonimato.

Por sua vez, Orlando Machava, que é utente daquele local, diz conhecer os riscos de ali comer, mas não tem o melhor, avança ainda culpabilizando o município pelas águas ali estagnadas.

comida15 (2)