Destaque PR inaugura primeira fábrica de automóveis em Moçambique

PR inaugura primeira fábrica de automóveis em Moçambique

O Presidente da República, Armando Guebuza inaugurou na manha desta quinta-feira (02) a Matchedje Motor, uma fábrica de montagem de automóveis na Machava, no Município da Matola.

Falando minutos a após a inauguração da infa-estrutura, Guebuza disse que trata-se de uma fábrica que demonstra e sublinha  de forma inequívoca que Moçambique está a crescer e está a explorar  de forma mais inteligente  possível a tecnologia.

“São tecnologias que estão a ser colocadas ao serviço do nosso crescimento e ao dispor dos moçambicanos. A Matchedje Motor  constitui a primeira marca  automóvel registada e produzida em Moçambique  facto que alegra mais ainda a nossa auto estima como moçambicanos “, explicou.

A implantação daquela unidade fabril surge no contexto  da cooperação de amizade e solidariedade  que existe entre Moçambique e China.

“Hoje uma vez mais a China está connosco neste contexto estratégico que desenvolveu-se entre os dois países. Por isso estamos hoje na inauguração  desta fábrica, resultado da implementação  de política nacional de industrialização que prevê  a criação do modelo de desenvolvimento industrial  de que essa empresa se beneficia”, asseverou.

Para o presidente, a indústria automóvel constitui uma alavanca para o desenvolvimento sócio-económico  para o país, inaugurando assim mais postos de trabalho  e oportunidades para os moçambicanos poderem  demonstrar as suas capacidades e habilidades,  respondendo aos padrões internacionais.

“De modo geral  esta indústria tem o potencial de  contribuir para  redução  das importações de viaturas   ligeiras e pesadas e propiciar soluções através de tecnologias de ponta. A implantação  e entrada em funcionamento da Matchedje Motor abre boas perspectivas para o crescimento da economia moçambicana”, frisou Guebuza.

Na ocasião, a Governadora da província de Maputo, Maria Jonas explicou  que o projecto Matchedje é o mais importante em Moçambique  e  o governo tem um alto grau de atenção e vai dar  todo o apoio, pois  a sociedade precisava de uma indústria automóvel própria. “Portanto, esperamos sinceramente que Matchedje produza  veículos de boa qualidade, o mais rapidamente possível “, referiu.

Recomendado para si:  Trágico acidente no rio Níger na Nigéria faz 26 mortos

Por sua vez, o Presidente do Conselho de Admnistração da Machedje Motor Cau Hongru disse  que é com alegria que testemunham a inauguração da primeira fábrica de  montagem de automóveis em Moçambique.

“O projecto  Matchedje que hoje começa é um programa de desenvolvimento consistente e  nos próximos 05 á 10 anos,  teremos um plano de construção de um parque industrial de 590 hectares.E para alcançar a plena capacidade vamos fabricar quase  todos os tipos de automóveis, incluindo a produção de uma variedade de auto peças, máquinas formadoras, produtos químicos, indústria leve, automóvel electrónico cadeia da indústria, em seguida, promover plenamente a indústria automobilística e desenvolvimento económico de Moçambique”, explicou.

Ainda segundo  Cau Hongru, a capacidade de produção será de 120 á 150 viaturas por mês, nesta primeira fase, incluindo a produção de vários tipos de acessórios e uma cadeia de indústria automóvel , promovendo desta forma o crescimento económico do país.

De acordo com o Embaixador da República da China em Moçambique Li Chunhua referiu que é com grande satisfação que fazem o lançamento dos primeiros carros de marca Matchedje em Moçambique.

” Isso demonstra  que Moçambique tem um grande potencial na área da indústria automóvel e temos a ambição de nos expandirmos o mais rápido possível não só para dentro do país como também para os países africanos. E os nossos produtos vão cobrir  viaturas de pequeno, médio e grande porte,  a óleo diesel e gasolina  com  duas e quatro rodas motrizes”, afirmou.

 De referir que nesta primeira fase de implementação a Matchedje Motor vai montar  quatro a  cinco carros diários  e 150 carros mensais.