O Partido Independente de Moçambique (PIMO) apresentou publicamente na manha desta terça-feira (30), o seu projecto de manifesto eleitoral, intitulado “Novo Moçambique”, com vista a persuadir o eleitorado a votar a favor do seu partido em prol da Frelimo, partido no poder, uma vez coligado.
Mesmo depois de ter sido afastado na corrida presidencial, para o próximo, 15 de Outubro, o partido PIMO, decidiu se unir com a Frelimo. Esta apresentação, foi feita publicamente pelo respectivo presidente da coligação.
Segundo o Presidente do Partido Independente de Moçambique (PIMO), Yaqub Sibinde, de entre os demais partidos, na corrida presidencial, “a maçaroca e o batuque soam melhor”, ou seja, para o político, a Frelimo e o seu candidato Filipe Nyusi, apresentam o melhor projecto de governação, razão pela qual, “decidimos nos coligar com este”.
“O nosso apoio que acabamos de anunciar, é pratico, sólido porque neste momento dentre os três candidatos encontramos um, que obrigatoriamente deve cumprir com as suas promessas. E neste momento quem precisa de ser atestado a sua seriedade é o candidato, Filipe Nyusi”, fundamentou Sibinde.
Fazendo comentário sobre a opção, Sibinde disse “porque o partido em que ele representa foi consolidado dentro de um sonho, independência política e económica, e nós estamos conscientes que a nossa ideologia de orientação construtiva, visa concretamente não só consolidar a paz, mas mobilizar todos os recursos sem fronteiras políticas, para que possamos ter um Moçambique independente economicamente”.
Igualmente, quem precisa de soluções para consolidar suas promessas, é o partido Frelimo e o seu candidato, disse explicando que os outros partidos, não precisam porque talvez, ainda não foram na esteira, na cama, para baixar”, sublinhou.
Por sua vez, o membro da Comissão Política daquele partido, Nunes Nenela, o projecto novo Moçambique, é um consórcio tripartido comparticipado por recursos naturais do país, recursos financeiros de países árabes, islâmicos, e recursos tecnológicos do mundo ocidental.
“A Comissão Politica deliberou e mandatou o Presidente do PIMO a apresentar aos membros, simpatizantes e ao povo em geral, uma declaração de voto presidencial a favor do candidato da Frelimo, Filipe Nyusi”, explicou.
Na mesma ocasião, o partido, repudiou veementemente, os actos de violência que tem sido protagonizado por alguns partidos e simpatizantes dos mesmos, no actual processo da campanha eleitoral.
Para a fonte, este período é mais do que de festa, é momento de debate político e de apresentação de propostas de soluções para os problemas que assolam o país.