O Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC) e a República Federal da Alemanha assinaram ontem um acordo de financiamento de 27 milhões de euros equivalente a de 1,080 milhões de meticais com objectivo de melhorar a educação no país nomeadamente a construção e apetrechamento de mais escolas durante o período 2014-2015.
Deste valor, 25 milhões de euros são destinados ao Fundo Comum de Apoio ao Sector da Educação (FASE) e os restantes dois milhões vão para apoio técnico ao departamento de construção de escolas do Ministério da Educação (MINED).
Falando momentos a assinatura do acordo, o vice-ministro do MINEC Henrique Banze disse que a cooperação entre os dois países tem alcançado progressos assinaláveis na área de educação e saúde, com destaque para o apoio ao programa de combate ao HIV/SIDA, e nas áreas de descentralização e Desenvolvimento Rural, Meio ambiente e Governação.
“Este acordo testemunha a importância da contribuição da Alemanha nos esforços que o governo moçambicano tem feito para acelerar o desenvolvimento económico e social do nosso país”, afirmou Banze.
Banze reiterou o compromisso do executivo moçambicano em continuar a adoptar medidas para o crescimento do pais.
“Renovamos o nosso compromisso em continuar a redobrar esforços para que daqui a 10 anos possamos alcançar bons resultados mas também do desenvolvimento do país”, disse.
Por outro lado, segundo Banze, o sistema de educação expandiu significativamente de 3,8 milhões de estudantes, em 2004, para 5,5 milhões, em 2013.
Por sua vez, o embaixador da República Federal de Alemanha, Phillipp Schauer disse que, nos próximos anos, o sector de educação continuará um dos focos de cooperação entre os dois países porque, sublinhou, uma população bem formada é a base do desenvolvimento social e económico.
”O sector de educação é uma das áreas focais da cooperação Moçambique Alemanha há mais de dez anos. Só uma população bem qualificada poderá desfrutar das grandes oportunidades económicas que se apresentam no país”, referiu.
Desde há dez anos, a Alemanha apoiou o desenvolvimento do sector de educação com mais de 200 milhões de euros.