Economia Líderes empresariais optimistas em relação ao ano de 2014

Líderes empresariais optimistas em relação ao ano de 2014

Os líderes empresariais de quase todo o mundo estão optimistas quanto às perspectivas de crescimento dos seus negócios e da economia mundial, incluindo nos países de economia emergente como Moçambique, ao longo do ano em curso.

Este optimismo foi expresso durante um inquérito realizado no ano passado pela Global Accenture e da Economist Intelligence Unit (EIU), cujos resultados foram divulgados recentemente. Segundo o estudo, 76% de um universo de 1.041 executivos inqueridos em 20 países como Estados Unidos da América, China, Suíça, Canada, entre outras potências económicas do mundo, planeiam o seu crescimento através das exportações e desenvolvimento de novos produtos e serviços.

O estudo revela ainda que as organizações internacionais têm maior probabilidade de focar os seus investimentos na área digital com o objectivo de crescimento e obtenção de novos clientes.

Os inquiridos no Brasil, Canadá, China e Suíça são os mais optimistas em relação às perspectivas das suas organizações. Os japoneses e franceses são os mais cautelosos, mas, ainda assim, mais de 60% dos executivos nestes países assumiram-se optimistas no que concerne às perspectivas para as suas organizações.

Neste contexto, os responsáveis no Canadá, China, Espanha e Estados Unidos da América são os mais optimistas, na medida em que 61% consideram haver potencial de crescimento.

Quanto à economia global como um todo, o optimismo é mais modesto, situando-se nos 44%, mas a proporção de pessimistas caiu dramaticamente dos 71% de 2009 para os 15% nos dias de hoje.

A confiança estende-se ao desempenho do negócio para o ano de 2014. Mais de três quartos (76%) dos inquiridos prevêem um crescimento das receitas, enquanto 71% antevêem lucros mais elevados. Espera-se que seja nas áreas da indústria, da energia e farmacêutica que o aumento de receitas seja mais alto. No outro extremo do ranking, encontram-se os sectores de aeroespacial/defesa, agrícola e de serviços profissionais.

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Aposta em novos mercados e novos produtos e serviços

Os líderes empresariais olham cada vez mais para os mercados externos como um potencial para acelerar o ritmo de crescimento. 58% dos inquiridos referem que irão dar prioridade a investimentos em mercado externos, em contraposição a 42%, que continuarão a dar mais importância ao mercado interno. Itália, Canadá, China e Japão vão dar um maior enfoque doméstico, enquanto Alemanha, Reino Unido, Espanha e Coreia do Sul serão os países mais concentrados em economias externas.

As organizações mostram-se muito ambiciosas no que respeita às intenções de expandir para novos mercados e áreas de produto. 68% dos inquiridos pretendem alavancar o crescimento no mercado interno nos próximos três anos, focando-se no lançamento de novos produtos e serviços.
Em ambos os casos, a maioria quer apostar em vendas para novos clientes em vez de se focar nos clientes actuais.

Perspectiva regional

Quando se tem em consideração o cenário regional macroeconómico, verifica-se que a confiança está a voltar à União Europeia (UE).
55% dos inquiridos consideram que a economia europeia vai melhorar e pretendem investir neste mercado.

Os inquiridos da UE estão mais optimistas que os restantes. 68% dos inquiridos dos mercados do Reino Unido, 75% dos alemães e 78% dos italianos querem mudar o enfoque dos seus investimentos na UE nos próximos 12 meses.

Apesar da ideia generalizada de abrandamento nos mercados emergentes, 57% dos inquiridos esperam que estes mercados apresentem um crescimento estável ou forte.
Global Accenture é uma empresa norte-americana ligada ao estudo do ambiente de negócios e que também tem escritórios na cidade de Maputo.