Economia Ex-mineiros moçambicanos enquadrados em mega-projectos nacionais

Ex-mineiros moçambicanos enquadrados em mega-projectos nacionais

Um grupo de 17 ex-mineiros moçambicanos, que durante muitos anos trabalharam como operadores de máquinas pesadas nas minas da vizinha República da África do Sul (RSA), cujos vínculos contratuais com as mineradoras da RSA terminaram, e regressaram ao País, foi integrado nas mineradoras que estão a operar em Moçambique.

O recrutamento de profissionais com larga experiência nas minas da África do Sul está a ser levado a cabo pelo Governo moçambicano, através do Ministério do Trabalho em coordenação com empresas que actuam na área de mineração, e esta iniciativa visa, essencialmente, diminuir a escassez de mão-de-obra qualificada nacional nos diversos mega-projectos existentes no País.

O primeiro grupo, constituído por 17 ex-mineiros, todos operadores de máquinas pesadas, já se encontra a trabalhar numa empresa na província de Tete, local em que diversos projectos estão a ser implementados na área da indústria extractiva e ferroviária. Os 17 operadores de máquinas pesadas encontram-se a trabalhar numa empresa responsável pelo projecto de construção de uma linha férrea ligando as províncias de Tete e Nampula, através do distrito de Moatize, e passando pela República do Malawi.

Recomendado para si:  Governo assegura que funcionários fantasmas não constituem encargo para o Estado

Esta é a primeira fase de recrutamento e prevê-se que a outra inicie já no próximo mês de Abril, e estará mais virada a empresas do ramo de hidrocarbonetos.
Só na província de Tete, onde operam diversas empresas, espera-se que, neste ano, sejam recrutados cerca de 2.500 ex-mineiros que trabalhavam nas minas da vizinha África do Sul.