Economia Banco Central prevê crescimento da economia nacional na ordem 8 por cento

Banco Central prevê crescimento da economia nacional na ordem 8 por cento

O Produto Interno Bruto (PIB) vai registar este ano de 2014 um crescimento de 8 % no País, segundo a previsão do Banco de Moçambique (BM).

Os dados foram avançados esta quarta-feira na cidade da Matola pelo governador do BM, Ernesto Gove.

Os referidos 8 %, de acordo com os mesmos dados, revelam um incremento de 1 %, pontos bases percentuais em relação ao ano de 2013, em que o PIB registou um crescimento de 7 %.

Discursando na cerimónia de abertura do trigésimo oitavo Conselho Consultivo do BM, Ernesto Gove disse, igualmente, que a inflação anual em 2014 deverá atingir 5,6% e um nível de reservas internacionais que cubram pelo menos de quatro meses de importações de bens e de serviços não-factoriais.

E para atingir esta meta, o BM diz que vai continuar a privilegiar o uso de instrumentos de mercado visando uma expansão da base monetária numa variável operacional, não superior a 17,0% em linha com o crescimento nominal do agregado mais amplo de moeda e um incremento do crédito ao sector privado em redor de 17,4%.

O BM diz ainda que para a concretização das referidas metas vai também prosseguir com os esforços da bancarização da economia como forma de melhorar a inclusão financeira da população moçambicana, ao mesmo tempo que continuará a empreender os esforços visando a modernização permanente do sistema de pagamentos e o melhoramento da qualidade de serviços financeiros prestados ao público e respectivos preços.

Recomendado para si:  Moçambique intensifica transporte de combustível com expansão do oleoduto

No que concerne ao encontro que terá a duração de três dias e dividido em duas partes, sendo a primeira destinada a debater matérias inerentes ao funcionamento interno do BM, balanço e recomendações do anterior Conselho Consultivo.

Na segunda parte, isto é, no terceiro dia, em que contará com a presença dos principais parceiros do BM, nomeadamente: Governo, sector financeiro, privado, instituições académicas, organismos internacionais, comunicação social e público em geral, terá como principal tema “Determinantes da poupança em Moçambique”.

Segundo Ernesto Gove, trata-se de matérias actuais e oportunas, na medida em que a economia de Moçambique tem vindo a experimentar nos últimos anos transformações profundas na sua estrutura produtiva, propiciando o aumento da procura de recursos financeiros por parte de investidores nacionais e estrangeiros que visam responder às oportunidades de investimento que a economia oferece.