O nível geral de preços em Moçambique registou uma descida em 0,25 por cento durante o mês de Agosto, segundo indicam dados recolhidos pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) em Maputo, Beira e Nampula, três principais cidades do país.
Este nível de preços sugere uma manutenção da inflação negativa em Moçambique pelo quarto mês consecutivo, depois de 0,23 negativo em Julho, 0,38 por cento em Junho e 0,42 no mês anterior.
De acordo com o Índice de Preços no Consumidor (IPC) Moçambique, em Agosto, esse comportamento deveu-se essencialmente à queda dos preços da divisão de alimentação e bebidas não alcoólicas, cuja contribuição no total da inflação mensal atingiu 0,24 ponto percentual negativo.
“Para esta tendência, merecem destaque os preços de tomate (8,7 por cento), cebola (4,9 por cento), coco (1,4 por cento), frango vivo (1,8 por cento), farinha de milho (0,6 por cento), repolho (7,8 por cento) e da batata reno (2,4 por cento), cuja contribuição no total da inflação mensal foi de aproximadamente 0,32 ponto percentual negativo”, indica um comunicado de imprensa do INE, citado pela AIM.
Contrariamente a esses produtos, os preços de milho em grão e do peixe seco revelaram um comportamento contrário, tendo contribuído para a inflação com 0,19 ponto percentual positivo.
Apesar de a redução de preços ter ocorrido pelo quarto mês consecutivo, a inflação acumulada de Janeiro a Agosto registou uma subida na ordem de 1,76 por cento, sendo a maior responsável por isso a divisão de alimentação e bebidas não alcoólicas. Esta ainda está dentro das previsões do Governo para este ano, que são duma taxa de inflação de sete por cento.
Por outro lado, em relação a igual período do ano passado, Moçambique registou uma inflação de 4,34 por cento. A maior contribuição para essa inflação foi a divisão da educação com uma variação na ordem de 9,59 por cento.
Contudo, a tendência de redução de preços em Agosto último não foi linear em todas as principais cidades do país. Em Maputo e Beira, os preços caíram 0,5 por cento e 0,15 por cento, respectivamente, mas em Nampula houve um agravamento geral de 0,06 por cento.