A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) e a Confederação da Indústria da Índia (CII) celebraram sexta-feira última, em Maputo, um memorando de entendimento que visa reforçar as relações económicas e facilitar a realização de negócios entre ambos os países.
O acordo foi rubricado à margem do Fórum de Negócios Moçambique-Índia, que envolveu 24 empresários indianos interessados em investir e estabelecer parcerias de negócios com a contraparte moçambicana nas áreas de infra-estruturas, petróleo, gás, construção civil, mineração, material eléctrico, exportação, tecnologia de informação e comunicação, sistemas de irrigação e indústria automóvel.
Entre vários aspectos o memorando de entendimento contempla a troca de informação económica entre as duas confederações, criação de mecanismos para a promoção das trocas comerciais entre Moçambique e Índia, organização de missões comerciais, simpósios e outras formas de promoção do comércio, indústria e serviços.
Assinaram o referido memorando o vice-presidente da CTA, Agostinho Vuma, e o director-geral da CII, Chandrajit Banerjee, num acto testemunhado pelos ministros da Indústria e Comércio de Moçambique e Índia, Armando Inroga e Anand Sharma, respectivamente.
Intervindo na ocasião, o vice-presidente da CTA, Agostinho Vuma, manifestou convicção de que “este memorando tornará as nossas relações com a Confederação das Indústrias da Índia mais profícuas e que Moçambique poderá ganhar muito com a experiência industrial e comercial da Índia, país este que, de acordo com os dados do Banco Mundial, é a quinta maior economia do mundo levando em conta o seu Produto Interno Bruto”.
“Acreditamos que a Índia não poderia encontrar melhor parceiro estratégico, senão Moçambique, cuja localização geoestratégica, junto ao Oceano Índico, serve de janela para as exportações de mais de seis países vizinhos”, frisou Agostinho Vuma.
Por sua vez, o director-geral da CII, Chandrajit Banerjee, indicou que “com o apoio do Governo indiano, temos tentado de forma activa promover relações comerciais com os países africanos e Moçambique tem participado em muitos conclaves regionais promovidos pela CII, assim como na parceria Índia-África, que constitui uma excelente plataforma para os homens de negócios africanos, colaborarem e participarem nas oportunidades que a Índia oferece”.
Ao proceder à abertura do encontro de negócios Moçambique-Índia, o ministro moçambicano da Indústria e Comércio, Armando Inroga, felicitou os organizadores, enaltecendo o facto de acontecer “numa altura em que, com agrado, podemos registar um volume de negócios, entre os nossos dois países, superior a um bilião de dólares norte-americanos no ano financeiro de 2012-2013”.
“As excelentes relações político-diplomáticas e económicas permitem que possamos configurar perspectivas nas quais os sectores privados dos nossos dois países se revejam nas políticas que ambos os Governos têm estado a desenvolver e com as quais este encontro não só demonstra”, realçou.