Economia EMOSE vende 10% das suas acções

EMOSE vende 10% das suas acções

A Empresa Moçambicana de Seguros (EMOSE), a maior e mais antiga seguradora nacional, pretende lançar, no dia 23 do corrente mês, uma Oferta Pública de Venda (OPV) de 10 por cento das suas acções, com vista a garantir a entrada de mais investidores nacionais na sua estrutura social.

A OPV, que vai estar aberta até 14 de Outubro, vai colocar no mercado um total de 15.700.000 acções ordinárias, nominativas e escriturais, com o valor unitário de 20 meticais (o dólar norte-americano vale cerca de 30 meticais), onde os interessados devem subscrever um mínimo de 50 acções.

Uma fonte oficial da EMOSE, citada pelo Mediafax, revelou que uma parte do valor resultante da OPV vai ser aplicado para o financiamento de “projectos e Iniciativas de investimento interno”, que não revelou.

As acções que vão a OPV são parte dos 49 por cento detidos pelo Estado na estrutura social da EMOSE, cuja venda concretiza uma decisão neste sentido, tomada há dois anos.

Com a OPV o Estado vai reduzir as suas participações para 39 por cento, continuando, ainda, o maior accionista desta seguradora que tem como restantes accionistas o Instituto de Gestão de Participações de Estado (IGEPE) que detêm 31 por cento e a Cooperativa de Gestores Técnicos e Trabalhadores daquela instituição (GETCOOP) que conta com 20 por cento.

Recomendado para si:  Governo do Niassa solicita redução do preço do cimento produzido localmente

Criada em 1977 como resultado da fusão de três seguradoras da era colonial, nomeadamente as Companhias de Seguros Nauticus, Lusitana e Tranquilidade de Moçambique, a EMOSE detinha até 1991 o monopólio do ramo do seguro em Moçambique, o que veio a ser quebrado com a liberalização do sector.