Economia Capital moçambicana começa a receber gás natural canalizado em Maio de 2014

Capital moçambicana começa a receber gás natural canalizado em Maio de 2014

A distribuição de gás natural na cidade de Maputo e em Marracuene iniciar-se-á até Maio de 2014 sendo dada prioridade aos grandes consumidores, como hospitais, hotéis e centros comerciais, afirmou terça-feira o ministro da Energia.

Salvador Namburete recordou ser essa data a constante do contrato e adiantou que só depois dos grandes consumidores começarem a receber gás natural canalizado é que se avançará para o mercado residencial, de acordo com a agência noticiosa moçambicana AIM.

Orçado em cerca de 38 milhões de dólares, o projecto de gás doméstico canalizado arrancou em Março deste ano e contempla a construção e operação de um gasoduto da Matola para Maputo e para o distrito de Marracuene, província de Maputo, tendo a rede de distribuição de gás uma extensão de 62 quilómetros.

O projecto é controlado pela estatal Empresa Nacional de Hidrocarbonetos e a construção está a carga da companhia Korea Gás Corporation (Kogas).

O gás natural a ser usado nesse projecto é extraído nos campos de Temane e Pande, província de Inhambane, explorados pelo grupo petroquímico sul-africano Sasol desde 2004.

Recomendado para si:  Governo assegura que funcionários fantasmas não constituem encargo para o Estado