As empresas britânicas tencionam incrementar os seus investimentos em Moçambique, particularmente nos sectores da agricultura, indústria extractiva e serviços financeiros, anunciou hoje, em Maputo, o ministro britânico para África, Mark Simmonds.
“Vim cá para lançar uma parceria de alto nível e aprofundar ainda mais os nossos laços económicos para que estejam alinhados com as prioridades do governo moçambicano”, disse Simmonds, para de seguida acrescentar “existem quatro áreas que vamos concentrar particularmente as nossas atenções que são o petróleo e gás natural, indústria extractiva, sector financeiro e de prestação de serviços, agricultura e processamento de produtos agrícolas”.
O ministro que falava minutos depois de inaugurar as novas instalações da British Council, em Maputo, explicou que já existe um investimento significativo de empresas britânicas em Moçambique.
“Mas queremos persuadir mais companhias britânicas a investir em Moçambique para ajudar aos moçambicanos a continuarem com o desenvolvimento e crescimento económico, bem como criar empregos sustentáveis para o povo moçambicano”, disse.
Esta é a terceira visita de Simmonds a Moçambique no corrente ano. O ministro que se encontra a efectuar uma visita de um dia, também foi recebido em audiência pelos vice-ministros da agricultura e dos negócios estrangeiros e cooperação, António Albino e Henrique Banze, respectivamente.
Falando sobre as novas instalações da British Council, o ministro britânico disse que as mesmas deverão contribuir para o desenvolvimento do conhecimento da língua inglesa no seio da população moçambicana.