Os técnicos adiantaram que, deste modo, vão implementar as iniciativas do governo da província que está desde o ano 2011, a introduzir preços bonificados nas comunidades empenhadas na produção agrícola, sendo o exemplo a grande facilidade de pagamento a uma série de maquinarias e alfaias como um incentivo para permitir um aumento e alargamento das áreas de cultivo.
“O nosso objectivo é a criação de capacidades no seio dos agricultores no âmbito do vasto programa de produção de comida, um dos factores de combate à pobreza no meio rural. Queremos evitar no máximo que os produtores de comida encontrem obstáculos para o aumento dos seus níveis de produtividade e produção, assim como a diversidade de culturas para uma agricultura sustentável” – disse Constantino Alexandre, chefe dos serviços de Agricultura na direcção provincial em Tete.
Aquele responsável apontou que 56 tractores agrícolas adquiridos pelo governo foram alocados em 2011, a alguns potenciais agricultores privados e associações de camponeses, numa operação que abarcou todos os distritos da província, enquadrado numa acção em curso desde o ano 2006.
Constantino Alexandre sublinhou que os fundos direccionados pelo governo através dos sete milhões de meticais estão a dar um grande impulso às comunidades rurais para o alargamento dos seus campos de produção, aumentando a disponibilidade de comida com maior destaque para cereais.
O nosso entrevistado referiu que nos últimos anos, os serviços de Agricultura em Tete estão empenhados num grande desafio que consiste numa maior abrangência na assistência técnica aos produtores, o relançamento da avicultura, o fomento da apicultura como parte da estratégia para travar as queimadas descontroladas, a manutenção da liderança nacional da produção de batata reno de qualidade e de efectivos de gado bovino e caprino.
“Queremos garantir a sanidade animal, incluindo o combate à raiva, o reflorestamento comunitário, no quadro do cumprimento das orientações presidenciais: ”Um líder, uma Floresta” e “Um aluno, uma planta” e a capacitação e formação dos dirigentes, no âmbito do lema” Um dirigente, um extensionista”-finalizou Constantino Alexandre.
Noticias