Sociedade Criminalidade Roubo de viaturas aumenta na capital

Roubo de viaturas aumenta na capital

Quatro viaturas foram roubadas à mão armada, em momentos diferentes, semana passada na cidade de Maputo, por indivíduos ainda não identificados.

Os casos ocorreram nas artérias da capital em que assaltantes, munidos de armas de fogo, ameaçaram as suas vítimas e roubaram dois Toyotas Allex, um Runex e um Vitz, segundo Orlando Mudumane, porta-voz da Polícia, no Comando da Cidade.

Com estes furtos elevam para pouco mais de duas dezenas o número de automóveis roubados nos últimos dois meses na capital do país.

Os ladrões de viaturas têm usado diferentes “modus operandi”. Uns servem-se de chaves falsas para furtar carros parqueados nos passeios, outros “caçam” as suas vítimas à entrada das residências ou em plena via pública e as ameaçam com armas ou instrumentos contundentes.

Mudumane disse igualmente que a corporação recuperou cinco viaturas que haviam sido roubadas em outras ocasiões, designadamente dois Toyota Hiace, um Toyota Runex, Toyota Vitz e um Mitsubishi, ora parqueadas nas subunidades da Polícia.

Recomendado para si:  PRM na Beira detém três cidadãos por uso de documentos falsos em candidatura

O porta-voz da Polícia afirmou que as autoridades estão a trabalhar para recuperar mais viaturas e neutralizar as quadrilhas.

Orlando Mudumane, que falava à Imprensa no habitual “briefing” semanal, avançou ainda que duas quadrilhas que se dedicavam ao roubo em residências e estabelecimentos comerciais com recurso a armas de fogo e instrumentos contundentes foram neutralizadas pela Polícia.

“O primeiro grupo era composto por três elementos que actuavam no bairro da Maxaquene, onde aterrorizavam os moradores. Já o segundo, era constituído por quatro meliantes que tiravam sono aos moradores do bairro Ferroviário”, disse o porta-voz.

Mudumane sublinhou que a Polícia vai continuar a envidar esforços para reduzir a criminalidade, e que a semana finda foi relativamente calma em comparação com as transactas.