Economia Cervejas de Moçambique substitui farinha de milho importada pela nacional

Cervejas de Moçambique substitui farinha de milho importada pela nacional

A Cervejas de Moçambique, S.A, subsidiária da SABMiller, acaba de assinar um acordo com a Empresa de Comercialização Agrícola (ECA), que actua na comercialização de produtos através de pequenos agricultores na província de Manica.

Através deste acordo, a ECA passará, a partir de Setembro do corrente ano, a produzir e fornecer farinha de milho, a ser consumida pela CDM na Beira, no processo de produção da Chibuku.

Esta iniciativa, para além da redução de custos de importação, visa incrementar a parceria com o sector privado local e desenvolver a agricultura familiar em Moçambique, uma vez que a ECA irá adquirir e processar o milho em larga escala, produzido por cerca de 2.000 camponeses nacionais, contribuindo assim para o incremento da renda destes e geração de emprego.

Como resultado desta parceria, a CDM deixará de importar farinha de milho da África do Sul, podendo no primeiro ano adquirir até 2.000 toneladas de farinha de milho, quantidade que poderá duplicar a partir do terceiro ano de execução do contrato.

O Chibuku é uma cerveja tradicional e que tem como ingredientes o sorgo, milho, levedura e água, com um teor de 3,5% Alc/Vol, devendo ser consumido no prazo de 5 dias após a produção.

Recomendado para si:  Moçambique aumenta despesa pública e prevê défice de 113 mil milhões no Orçamento do Estado

A CDM conta ainda introduzir a produção de Maheu, outra bebida tradicional feita à partir do milho, contudo sem teor alcoólico.

Tal como ocorre com todas as suas marcas, a CDM, recomenda vigorosamente o consumo responsável e a interdição da venda a menores de 18 anos, de acordo com o seu Código de Conduta e Ética Empresarial.

A CDM- Cervejas de Moçambique,S.A, opera com três fábricas de cerveja, em Maputo, Beira e Nampula, tem 1.200 colaboradores e possui sete entrepostos de venda, nomeadamente em Xai-Xai, Maxixe, Chimoio, Quelimane, Tete, Nacala e Pemba.