Economia Produção de açúcar vai registar incremento de 28 mil toneladas este ano

Produção de açúcar vai registar incremento de 28 mil toneladas este ano

A produção de açúcar, comparativamente ao ano passado vai registar uma subida de mais de 28 mil toneladas este ano em Moçambique.

No total, segundo dados do Centro de Promoção Agrícola (CEPAGRI), serão produzidas este ano em todas as quatro fábricas que operam neste momento em Moçambique 424.988 toneladas, contra 396.719 toneladas registadas em 2012, o que corresponde, em termos percentuais, a um aumento de sete por cento.

O aumento das áreas de produção projectada pelas quatro fábricas, nomeadamente Maragra, Xinavane, Marromeu e Mafambisse, ao longo da campanha deste ano é apontado pelo coordenador do sector de açúcar no CEPAGRI, Jorge Manjate, como principal factor do referido incremento de produção do açúcar.

Segundo dados do CEPAGRI, para este ano as quatro fábricas esperam produzir as 424.988 toneladas numa área de 47.420 hectares, contra 45917 hectares usados na campanha de 2012.

Para Jorge Manjate, as 424.988 toneladas que se esperam que sejam produzidas este ano fazem com que o País esteja em boas condições para satisfazer as necessidades do mercado nacional e volumes consideráveis de excedentes para exportação.

Assim sendo, ainda de acordo com a nossa fonte, estima-se um aumento das exportações para o ano 2013 resultante dos aumentos previstos na produção de açúcar.

No total serão exportadas 265.000 toneladas. Em princípio, todo o produto será destinado para a União Europeia onde existem duas opções no mesmo mercado, nomeadamente no âmbito do acordo dos APEs (Acordos de Parceria Económica) ou no âmbito da Iniciativa EBA (Tudo Menos Armas).

Recomendado para si:  Moçambique dá luz verde à concessão para construção da hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa

E do lado do consumo doméstico, de acordo com os mesmos dados, a indústria poderá vender 175.000 toneladas de açúcar para o ano 2013.

No que diz respeito às vendas no mercado doméstico, em 2012 registaram uma queda, essa redução nas vendas vem se verificando desde o ano de 2011, depois dos aumentos sucessivos que vinham se verificando nos anos passados.

E uma das razões desta redução nas vendas, segundo Jorge Manjate, tem a ver com a situação económica do comércio em geral no País que afectou não só o açúcar como os outros produtos, pela falta de liquidez no mercado, como também a mudança de comportamento alimentar das populações, em relação ao açúcar.

Em 2012 foram vendidas no total 164.096 toneladas de açúcar para o mercado doméstico, das quais 28.228 toneladas são de açúcar branco.

Estas vendas representam uma redução de 5% em relação às registadas no ano anterior.

Refira-se que em 2012, a indústria açucareira nacional exportou para o mercado europeu 243.583 toneladas de açúcar amarelo, tendo rendido 126.2 milhões de dólares norte-americanos.

Canal Moz