“Nesta fase temos o desafio de electrificar alguns postos administrativos e localidades. Neste momento temos mais postos administrativos por electrificar. A dificuldade que temos é de natureza orçamental”, disse.
Neste quadro, segundo apontou o director Provincial dos Recursos Minerais e Energia, Manuel Sithole, está-se a priorizar as localidades e postos administrativos que se assumem como potenciais pólos de desenvolvimento.
Neste momento está-se a trabalhar no sentido de electrificar o Posto administrativo de Charre, no distrito de Murtarara que é um dos mais distantes e menos electrificado da província.
“Não será todo o posto mas sim uma zona da escola, a sede do posto, o hospital e o posto policial numa primeira fase. O objectivo é que os serviços essenciais funcionem sem dificuldades”, disse a nossa fonte.
Na avaliação dos locais a electrificar, segundo Sithole, têm sido considerados, entre outros itens, a maior concentração de população e algumas dificuldades em termos de prestação de serviços básicos as comunidades.
“Em Tsangano temos a região de Tete – Bene que tem o mesmo cenário e que vai beneficiar de electrificação. As sedes distritais estão todas elas electrificadas e algumas sedes dos postos administrativos e felizmente conseguimos chegar a alguns povoados. Electrificar toda a província é um desafio considerando que há províncias do país cujas sedes distritais ainda não estão electrificadas”, disse a nossa fonte para quem numa segunda fase avança-se para electrificar todos os pólos de desenvolvimento económico e, posteriormente, os povoados.
O fornecimento de energia para às zonas rurais é considerado crucial na perspectiva de que promove o desenvolvimento.
As actividades económicas tanto nos distritos e outros locais abrangidos pela electrificação são, em grande parte, dominadas pela agro-pecuária que vai continuar a ser o principal sector económico por muito tempo.
Nos locais já electrificados, segundo a nossa fonte, a energia possibilita a criação de pequenas indústrias dedicadas à transformação dos produtos agro-pecuários locais com a introdução de moageiras, o que concorre para o aumento da produção e criação de oportunidades de emprego.
Noticias