Economia Portugueses buscam parcerias na Beira

Portugueses buscam parcerias na Beira

Um grupo de agentes económicos portugueses esteve, há dias, na cidade da Beira, capital provincial de Sofala, em busca de oportunidades de negócios.

Trata-se de empresários do ramo de exploração de gás natural, indústria e comércio alimentar, segurança electrónica, gestão ambiental e construção civil.

Membros da Associação Empresarial da Região de Lisboa (AERLIS) e que representam mais de 70 mil outros agentes económicos daquele país europeu afirmaram a jornalistas que apostam na parceria com o empresariado moçambicano com o intuito de acompanhar o desenvolvimento económico que se está a registar no país.

De acordo com o presidente da AERLIS, João Martins, os empresários portugueses têm “know how” para partilhar com os moçambicanos. “Nós trazemos a experiência que acumulámos ao longo destes anos e pretendemos criar parcerias que sejam potencialidades de desenvolvimento empresarial”, disse para depois referir que tem informações sobre um bom ambiente de negócios em Moçambique.

Entretanto, o presidente da Associação Comercial da Beira (ACB), Prakash Prehlad, referiu que tanto os empresários portugueses como os moçambicanos têm de aprender uns dos outros, por isso aposta-se nas parcerias.

Recomendado para si:  Moçambique dá luz verde à concessão para construção da hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa

Prehlad, que cumpre o segundo mandato na ACB, tem nos últimos anos estado a convidar várias missões empresariais de países europeus e asiáticos. No caso da missão proveniente de Lisboa, aquele dirigente de agentes económicos afirmou esperar um contributo mais elevado dos “lisboetas”.

Para além de contactos directos, os empresários portugueses tiveram um seminário no qual perfilaram vários especialistas, entre os quais do Centro de Promoção de Investimentos (CPI), na pessoa do seu delegado provincial, Emiliano Bento, que expôs aos presentes as facilidades que o Governo moçambicano criou para os investidores.

Jornal Notícias