Economia Agricultura Tete – Província possui 359 mil explorações agro-pecuárias

Tete – Província possui 359 mil explorações agro-pecuárias

O TIA visa, fundamentalmente, recolher os dados da produção agrícola referente à campanha agrícola 2012/13. Falando na cerimónia do lançamento do trabalho, Raimundo Mazuze disse que a agricultura joga um papel fundamental, no país, no fornecimento de base de subsistência e da segurança alimentar para mais de 80 por cento dos agregados familiares.

“Desempenhamos um grande papel para a promoção de auto-emprego e para as estratégias de combate à pobreza. O nosso governo atribui uma grande importância ao sector da agricultura para o combate da insegurança alimentar no país”, disse.

Aquele responsável afirmou que, cerca de 35 por cento dos agregados familiares, no país, experimentam, anualmente, períodos de fome, o que é expressão de insegurança alimentar e é por isso que consideráveis recursos são e continuarão a ser alocados para o desenvolvimento da agricultura.

Para que a agricultura desempenhe o seu verdadeiro papel no combate à pobreza, na promoção de desenvolvimento socioeconómico e na melhora da situação de segurança alimentar, torna-se necessário que sejam continuamente formuladas e implementadas políticas e estratégias de desenvolvimento apropriadas e realísticas, baseadas em evidências.

Tete – Província possui 359 mil explorações agro-pecuárias

É neste contexto que, a partir do ano passado, o Ministério de Agricultura, em parceria com o Instituto Nacional de Estatística, à luz do Plano Director de Estatísticas Agrárias, está a implementar uma nova abordagem de recolha de dados sobre a produção agro-pecuária em duas fases por ano.

Através destes inquéritos, segundo Raimundo Mazuze, ficam integradas as diversas fontes de recolha de dados agro-pecuários, destacando-se o Aviso Prévio, o Arrolamento Pecuário e o Trabalho de Inquérito Agrícola.

Assim, em 2012, o Inquérito Agrário Integrado apurou a existência, no país, de cerca de 3.9 milhões de pequenas e médias explorações agro-pecuárias. Esta informação, de acordo com a fonte, é importante para o governo e seus parceiros fazerem a previsão da situação da segurança alimentar e para a elaboração do Plano Económico e Social (PES) e para a planificação da comercialização, entre outros usos.

Sabe-se que, durante o inquérito, serão recolhidos dados preliminares sobre os efeitos das calamidades naturais, como a seca e inundações que ocorreram na presente campanha agrícola em vários pontos do país.

O Director Nacional de Agricultura precisou que as políticas, as estratégias de intervenção e os planos ao nível nacional, provincial e distrital, devem ter como base uma informação estatística fiável, exaustiva e oportuna, que utiliza metodologia científica.

 

Jornal Noticias