Economia Gaza – Operadores económicos pedem aeroporto ao PM

Gaza – Operadores económicos pedem aeroporto ao PM

Gaza, com uma vasta costa marítima, possui muitas praias que constituem o destino turístico de nacionais e estrangeiros ávidos em se deliciar das enormes potencialidades e beleza natural que aquelas estâncias oferecem.

A província é igualmente detentora de invejáveis reservas faunísticas com especial realce para o Parque Nacional do Limpopo e o de Banhine, para além de importantes atractivos turísticos de índole histórico-cultural, que poderiam ter maior acesso por parte de turistas de diversos quadrantes do mundo, não fosse a limitante que representa a ausência de um aeroporto para facilitar este desígnio.

No encontro que Alberto Vaquina manteve em Xai-Xai, com os agentes económicos e produtores agro -pecuários locais no quadro da sua visita de trabalho de quatro dias à Gaza, que terminou ontem, apresentaram igualmente a sua inquietação face à demora da entrada em actividade do projecto das areias pesadas de Chibuto, cuja prestação poderia impulsionar o desenvolvimento da província, para além de proporcionar oportunidades de emprego.

Segundo aquele governante, o Executivo moçambicano continua empenhado na busca de potenciais investidores para que a exploração da mina das areias pesadas, em Chibuto, seja uma realidade, face à incapacidade manifestada pelos anteriores proponentes.

Recomendado para si:  BAD aprova 22,8 milhões de dólares para fortalecer produção de arroz em Moçambique

Gaza - Operadores económicos pedem aeroporto ao PM

“A mina deve ser entregue com a plena certeza do empreendimento vir a corresponder aos anseios almejados. A nossa convicção, entretanto, é que devemos continuar a contar com a nossa própria contribuição e que o desenvolvimento é feito com o envolvimento do nosso sector privado, pois os mega-projectos devido ao avanço das tecnologias vão absorvendo cada vez menos empregos”, disse Vaquina.

O primeiro-ministro nesta sua deslocação trabalhou nas zonas de reassentamento em Xai-Xai, Chókwè e Bilene-Macia, onde decorre o processo de relançamento da vida, depois do drama das cheias de Janeiro e Fevereiro que fustigaram algumas regiões da província, bem como manteve igualmente encontros com o Governo provincial e dos municípios de Xai-Xai, Macia, Chókwè e Chibuto, para além de ter efectuado visitas a diversos empreendimentos económicos com destaque para o Regadio do Baixo Limpopo, e uma unidade industrial de processamento de arroz na cidade do Chókwè.

Jornal Noticias