Economia FMI prevê que Moçambique terá maior crescimento económico entre os Estados dos...

FMI prevê que Moçambique terá maior crescimento económico entre os Estados dos PALOP em 2013

Moçambique deverá ser o Estado dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) com maior crescimento económico em 2013 e a Guiné-Bissau poderá suceder-lhe em 2014, nesta posição atingida por Angola em 2012, prevê o Fundo Monetário Internacional (FMI) num relatório publicado sexta-feira.

Segundo as perspectivas económicas do FMI para a África sub-sahariana, uma forte aceleração da economia moçambicana, que passa de um crescimento de 7,5% em 2012 para 8,4% em 2013, coloca o país no primeiro lugar das taxas de crescimento dos países lusófonos esse ano.

FMI prevê que Moçambique terá maior crescimento económico entre os Estados dos PALOP em 2013

Já para Angola, o Produto Interno Bruto (PIB) de Angola cresceu 8,4% em 2012, a quarta maior taxa da região depois da Serra Leoa (19,8%), do Níger (11,2%) e da Côte d’Ivoire (9,8%).

“Angola experimentou uma aceleração visível, sobretudo devido a uma recuperação significativa do sector do petróleo e a uma melhoria da produção elétcrica”, escreve a instituição no seu relatório.

Para 2013, e ao contrário da média dos países exportadores de petróleo, cujos crescimentos económicos deverão acelerar moderadamente, a economia angolana deverá abrandar para 6,2%, voltando a acelerar para 7,3% em 2014.

Recomendado para si:  Ex-ministro defende maior apoio técnico para impulsionar agricultura em Moçambique

RM