Economia Agricultura Duzentos e noventa milhões para agricultura empresarial

Duzentos e noventa milhões para agricultura empresarial


O ministro da Indústria e Comércio, Armando Inroga, que fez ontem o lançamento dos dois programas, afirmou que os empresários devem apropriar-se do projecto através da prestação de serviços agrários, sendo objectivos do programa dar mais cunho à cadeia de valor, garantindo a segurança alimentar, e revigorar o sector familiar nas províncias da Zambézia, Sofala, Manica e Tete, na região centro, bem como em Nacala, na região norte do país.

Os dois programas serão implementados num horizonte de três a cinco anos, podendo haver novos investimento, dependendo dos sucessos que forem alcançados.

O primeiro programa, orçado em 170 milhões de meticais, é designado FINAGRO e visa prestar apoio ao investimento de agro-negócios destinado ao sector privado em Moçambique. Será implementado pela TechnoServe e Agência de Desenvolvimento do Zambeze, e visa dar suporte a pequenas e médias empresas, associações e cooperativas que operam no ramo agrário, pré-processamento, comercialização e actividades de exportação.

Segundo o ministro da Indústria e Comércio, o programa irá, igualmente, promover parcerias entre os agricultores comerciais, pequenos agricultores e agricultores emergentes, aumentar o acesso aos insumos e equipamentos em áreas específicas, aumentar o valor e volume de exportação, bem como gerar novos empregos.

O programa vai também reforçar a produção da fruta tropical, nomeadamente manga, banana e ananás, sementes de oleaginosas como amendoim, soja e gergelim, leguminosas e outras culturas alimentares como milho, arroz, batata, mandioca e outras, acrescentou Inroga.

Duzentos e noventa milhões para agricultura empresarial

O segundo pacote lançado é o programa de Relançamento do Sector Empresarial II, estimado em 120 milhões de meticais. O Governo recuperou em oitenta por cento o valor que tinha sido financiado aos mutuários nas cheias do ano dois mil nas províncias de Gaza e Sofala, e pretende usar este dinheiro para o financiamento da agricultura, comercialização e prestação de serviços agrários, agro-indústria e leasing mobiliário.

Recomendado para si:  Governo aprova plano para mitigar efeitos do El Niño

Este programa será implementado também na região centro do país banhada pelo Rio Zambeze, nomeadamente nos distritos da Maganja da Costa, Mopeia, Namacurra, Nicoadala e Quelimane, na província da Zambézia, bem como no Dondo, Búzi e Beira, em Sofala, e Manica. Sessenta por cento dos 120 milhões de meticais serão destinados à província da Zambézia, uma decisão que visa acabar com as lamentações do sector empresarial local, que tem vindo a afirmar que os grandes projectos nunca são direccionados àquela província.

A taxa de juro estará entre 10 e 12 por cento anual e será potenciada a área de produção de arroz e outras culturais anuais de alto valor económico previstas no Plano de Acção de Produção de Alimentos.

Entretanto, o governador da Zambézia, Joaquim Veríssimo, afirmou que os projectos vão fazer com que a província seja num futuro muito próximo o berço do agro-processamento.

Já o representante da USAID, Michael Jordan, disse na ocasião que o Governo do seu país está disposto a apoiar Moçambique nos programas de desenvolvimento, mas asseverou que o combate à pobreza depende muito dos próprios cidadãos nacionais.

Estiveram presentes no acto membros do Governo, parceiros, associações económicas, sociedade civil, entre outros.

Jornal Noticias

Destaques da semana