Economia Agricultura Tete – Reassentados em Cateme recebem 60 bovinos

Tete – Reassentados em Cateme recebem 60 bovinos

Num financiamento da empresa, a iniciativa é coordenada pela Direcção Provincial de Agricultura de Tete, tendo cabido a cada uma das famílias abrangidas três animais para fomento e tracção, designadamente uma fêmea e dois machos, que servirão para o incremento na produção agrícola através do reforço da lavoura e o transporte da produção dos campos às residências.

Falando no acto da entrega dos animais, o governador de Tete, Ratxide Gogo, apelou aos beneficiários para que saibam valorizar este esforço conjunto da empresa, em parceria com o governo provincial, cuidando bem dos bovinos e reforçando as medidas de segurança contra roubos.

Tete - Reassentados em Cateme recebem 60 bovinos

Aquele governante referiu ainda que aquele momento simbolizava o começo de um processo em que os beneficiários de hoje se tornariam grandes criadores de gado no futuro deixando, desta forma, uma digna herança para os seus netos.

Beatriz José Raivoso, camponesa, mãe de cinco filhos e uma das beneficiárias, mostrou-se satisfeita com o programa porque, segundo disse, nunca tivera condições para iniciar a criação de gado. Referindo-se ao apoio recebido explicou que “pagar cinco mil meticais em duas prestações, no prazo de dois anos, para ter os bois e depois devolver a primeira cria para o programa beneficiar outras famílias é uma grande ajuda”.

Por seu turno, Altiberto Brandão, Director de Operações da Vale, enfatizou que está prevista a capacitação das famílias beneficiárias em actividades de maneio animal, esperando-se que a população possa reforçar a sua renda e os padrões de segurança alimentar, através do aumento das áreas cultivadas.

“Esta oportunidade de aumento da renda familiar está totalmente alinhada ao valor da Vale que é o de crescer e evoluir juntamente com as comunidades, mudando as suas vidas para melhor”- sublinhou o Director de Operações da Vale, em Moatize.