Sociedade Criminalidade Nacala-Porto: Alunos abandonam aulas para procurar água e peixe

Nacala-Porto: Alunos abandonam aulas para procurar água e peixe

São alunos que estudam nos bairros Lale 1, Janga 2 e Mahelene que se situam na zona meio ruralizada da urbe que abandonam as aulas para procurarem água potável para o consumo, que escasseia naquelas regiões ou então, os pais os forçam a se dedicarem à pesca ou extracção da pedra para a construção.

A nossa reportagem em Nacala-Porto constatou este cenário preocupante durante a escala que efectuou ao bairro de Lile 1 que se localiza a 13 quilómetros de distância do centro urbano daquela autarquia que, pese embora tenha uma escola construída de raiz com material convencional, com as respectivas salas equipadas com carteiras e uma cisterna para o acondicionamento do precioso líquido, os professores afirmam que entre os meses de Julho e Agosto, a presença de alunos nas salas de aulas reduz de forma drástica.

“Antes lamentávamos a falta de uma escola construída com material convencional, mas já temos e até equipada com uma cisterna. Mas a falta de água tem dificultado o nosso processo de ensino, porque alguns alunos, na sua maioria do sexo feminino, abandonam as salas de aulas à procura de água, enquanto os rapazes são forçados pelos seus pais a se dedicarem à pesca ou actividade de extracção da pedra”, informou o professor Lancha Lázaro.

Para este professor, por forma a inverter o actual cenário de abandono das aulas, a direcção daquele estabelecimento de ensino que no presente ano lectivo matriculou 220 discentes da primeira a quintas classes, tem realizado palestras junto das estruturas do bairro de modo a que estes sensibilizem os pais e encarregados de educação a saberem dividir as tarefas dos seus educandos, consoante o período de leccionação.

Já na Escola Primária de Mahelene, que dista a 21 quilómetros da cidade de Nacala, com 589 alunos matriculados da 1ª à 7ª classes, leccionados por 12 professores, a situação é absolutamente idêntica. A direcção do estabelecimento a queixa-se dos mesmos problemas: abandono das aulas por causa da falta de água na região e para a realização de actividades de rendimento.

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Nacala-Porto: Alunos abandonam aulas para procurar água e peixe

Cristina Daniel, que lecciona há dois anos nesta escola primária, apontou a falta de água na zona como sendo um dos potenciais factores que contribuem para o abandono das aulas e acrescenta ainda que, mesmo aquelas que participam nas aulas, têm registado atrasos sistemáticos o que, em larga medida, contribui para o fraco aproveitamento e desempenho pedagógico.

“As crianças aqui têm de acordar muito cedo para procurar água para a sua higiene pessoal e colectiva e como este líquido apenas se consegue muito longe daqui, atrasam sistematicamente à escola, perdendo duas a três aulas. Nalgumas vezes somos obrigados a fazer “busca e captura” nas residências”para voltarem às aulas, anotou Cristina Daniel.

Apesar disso, a nossa entrevistada observou que fruto de um trabalho realizado junto dos pais e encarregados de educação dos educandos, é a redução do número elevado de desistências, principalmente da rapariga e de rapazes.

Situação idêntica vivem os gestores e professores que leccionam na escola primária de Janga 2, a sensivelmente 18 quilómetros da estrada da cidade de Nacala, onde para o presente ano lectivo foram inscritos da primeira à quinta classe 349 alunos, com seis docentes.

Aqui, encontramos uma situação diferente das duas anteriores escolas. Para além dos alunos receberem aulas em salas construídas com material precário, os professores substituíram as carteiras por bancos de paus, para que as crianças não se sentem no chão para não sujarem a roupa.

Entretanto, sobre o assunto, o director da educação na cidade de Nacala-Porto, Paulo Bernardo, disse que apesar de reconhecer as dificuldades que aqueles estabelecimentos de ensino atravessam, presentemente a solução está aquém das capacidades da sua instituição, havendo a necessidade da conjugação de esforços que deve envolver outras instituições e parceiros de cooperação.