Em comunicado recebido na nossa Delegação em Manica, o director daquela instituição, Jos Shouwenaars, disse que este projecto faz parte da iniciativa que o FUSP vem implementando desde 2010 a nível da região sul do país, onde já beneficia os municípios de Xai-Xai e Chókwè, em Gaza, e de Inhambane e Maxixe, na província de Inhambane.
De acordo com a fonte, em 2012, o FUSP teve aval do Governo de moçambicano para prorrogar as suas actividades por mais três anos, durante os quais perspectiva estender a cobertura das suas acções aos três dos quatro municípios da província de Manica e a outras autarquias da região centro do país.
Nesta segunda fase, Jos Shouwenaars disse que o projecto vai abranger mais cidades a nível da zona centro do país estando, neste momento, a decorrer o processo de selecção das autarquias elegíveis, acção que está a ser feita em coordenação com os municípios locais. Na província de Manica apenas ficou de fora a vila de Catandica, igualmente municipalizada.
“Está-se a trabalhar com o Governo para identificar novas cidades. Fazê-lo em coordenação com os governos e municípios locais. Não posso revelar nomes agora porque isto ainda está em estudo. Em tempo oportuno havemos de anunciar” – disse Flávio Joaquim, Oficial de Comunicação e Imagem do FUSP.
Com efeito, a nível da província de Manica, aquela instituição vai assinar hoje um memorando de entendimento com os municípios de Manica e Chimoio. Outro memorando, desta feita para o município de Gondola, já foi assinado numa cerimónia havida há dias na cidade de Xai-Xai, em Gaza.
Ainda hoje, no quadro da implementação desta iniciativa financiada pelo Governo da Holanda, vão ser entregues unidades de saneamento à Escola Primária Completa 7 de Abril, numa cerimónia que contará com a presença, em Manica, do respectivo director do projecto. O acto será presidido pela Governadora provincial, Ana Comoane.
Na prática, segundo Flávio Joaquim, serão entregues àquele estabelecimento de ensino blocos sanitários masculinos e femininos. A nível das famílias, o projecto vai incidir sobretudo na sensibilização sobre as boas práticas de saneamento, aconselhando os munícipes sobre a necessidade de edificar e usar latrinas melhoradas.
Para os municípios, o projecto prevê a compra de viaturas e contentores para a recolha de resíduos sólidos urbanos, a abertura de aterros sanitários, bem como a aquisição de outro material de limpeza para melhorar as actuais condições de saneamento em que se encontram as três unidades municipais.
Na cerimónia de hoje, a ter lugar na Escola Primária Completa 7 de Abril, espera-se que o Presidente do Conselho Municipal da Vila de Gondola, Eduardo Gimo, disserte sobre as experiências daquela autarquia no processo de saneamento a partir deste projecto.