Dados facultados ontem à Reportagem da nossa Delegação da Beira pela Cornelder de Moçambique, gestora do Porto da Beira, indicam que três navios com capacidade de arqueação bruta até 35 mil toneladas zarparam já nos últimos dias daquele complexo com este minério.
Ainda ontem, segundo Félix Machado, chefe do Departamento de Marketing e Vendas na Cornelder de Moçambique, deu entrada no Porto da Beira o quarto navio também para exportar o carvão mineral de Moatize.
A fonte acrescentou que neste momento, com a reabertura da Linha de Sena a partir do dia 28 de Fevereiro passado, regista-se uma média diária entre três e cinco comboios-tipo formados por duas locomotivas e 42 vagões carregados de 2700 toneladas cada de carvão de Moatize ao Porto da Beira, num raio de 575km.
Chuvas intensas que particularmente se fizeram sentir no dia 9 de Fevereiro passado arrastaram ao longo da Linha de Sena três pontecas e plataforma com respectivo balastro, num raio de cerca de 800 metros, concretamente na zona de Zemira, entre as estações ferroviárias de Sinjal e Doa, em Tete.
Com a interrupção desta exportação, registou-se então uma cadeia de prejuízos económicos para o Porto da Beira, carvoeiros Vale Moçambique e Rio Tinto incluindo a própria Empresa Pública de Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique-Centro que anunciou um défice financeiro na ordem de dez milhões de dólares norte-americanos.
Por seu turno, o Porto da Beira acumulou um prejuízo de 500 mil dólares norte-americanos por semana, enquanto a mineradora brasileira Vale, S.A., registou um défice de 250 mil toneladas métricas nas operações de embarque.
Mesmo assim, entretanto, a Vale assegura que tal prejuízo não vai afectar directamente no cumprimento das metas previstas este ano na exportação de 4.5 mil toneladas de carvão. Pelo mesmo diapasão, a companhia australiana Rio Tinto afiança que vai alcançar 1.5 mil toneladas previstas neste período.
O actual terminal provisório de carvão do Porto da Beira tem capacidade instalada de manusear anualmente seis milhões de toneladas, sendo que no ano passado atingiu 2.5 milhões de toneladas do carvão de Moatize.