Sociedade Meio Ambiente Cabo Delgado – Município de Mueda augura futuro promissor

Cabo Delgado – Município de Mueda augura futuro promissor

De acordo com Cândido Inácio Canaiba, Vereador da área de Urbanização e substituto do Presidente do Conselho Municipal de Mueda, no presente ano, a edilidade pretende levar a cabo outras realizações, com destaque para a pavimentação com pavês numa extensão de cerca de 300 metros da rua que liga o hospital distrital, ao campo de futebol. Está ainda em carteira a construção de três salas de aula, no bairro de Eduardo Mondlane, entre outras realizações.

No que tange à área de água, ainda de acordo com a nossa fonte, nos últimos dias não há crise daquele precioso líquido, com a extensão da corrente eléctrica aos sistemas de bombagem de Chomba e Chude, numa altura em que decorrem trabalhos de reabilitação de raiz de todo o sistema, que inclui a substituição da tubagem obsoleto, um trabalho que está a ser executado pelo governo central, através do Serviço Nacional de Água.

Afirmou que as obras estão, neste momento, na sua terceira fase de execução. As mesmas consistem na colocação de nova ramificação da tubagem na Vila Municipal de Mueda e fora do raio autárquico tendo em conta que o sistema de água de Mueda abrange também os distritos de Nangade e Muidumbe, onde percorre um número considerável de aldeias.

Cabo Delgado - Município de Mueda augura futuro promissor

De acordo com a nossa fonte, uma vez concluídos os trabalhos de reabilitação das obras, o problema de crise do precioso líquido passará para a história na vila e acredita que, num futuro próximo, muita gente possa ser atraída àquela urbe. Esta coisa não podia acontecer antes devido a crise de água devido, fundamentalmente, à falta de combustíveis para accionar o grupo de motobombas, situação já ultrapassada com a extensão, até às fontes, da energia eléctrica da rede nacional.

“No âmbito do mesmo projecto, está em construção, aqui na vila municipal, um tanque reservatório de água com uma capacidade para albergar 73 mil litros do precioso líquido e achamos que é uma capacidade suficiente para abastecer todos os munícipes da vila”, disse Canaiba que considerou que fazia falta um tanque com aquela capacidade. Devido ao facto, conforme assinalou, nos últimos anos quase todos munícipes construíram, nos seus quintais, cisternas que são abastecidas com água das chuvas, através de sistemas de caleiras.

Canaiba fez saber que há novas ligações de energia eléctrica na Vila Municipal de Mueda, com o aumento do número de consumidores, numa altura em que a empresa Electricidade de Moçambique (EDM) está a mudar do sistema antigo para o pré-pago, através de CREDELIC, o que, na opinião do nosso interlocutor, faz com que, paulatinamente, a urbe esteja a transformar-se num centro urbano, coisa que disse que era difícil de acreditar num passado muito recente.

“O ambiente começa a ser cada vez mais diferente, em Mueda. Quem chegou a Mueda há cinco anos, hoje pode notar uma diferença, porque a vila está a crescer. Já vamos ter um plano de estrutura, há novas construções, temos uma nova zona de expansão da vila, as pessoas vão adquirindo parcelas para erguer suas casas, portanto, não nos restam dúvidas de que Mueda de amanhã será muito mais melhor que de hoje”- disse Canaiba.