Economia Paquitequete com mercado de peixe

Paquitequete com mercado de peixe

O bairro de Paquitequete, em Pemba, conta com um mercado de venda de produtos pesqueiros, pertença de pescadores associados ali residentes, cuja infra-estrutura, construída basicamente de material local, foi inaugurada na última quarta-feira pelo director provincial do sector, Carvalho Mário.
Paquitequete com mercado de peixe

A infra-estrutura foi apetrechada de congeladores e de um sistema de drenagem de águas negras. Futuramente, de acordo com Anli Falume, do corpo directivo da Associação dos Pescadores Locais de Cabo Delgado (APELCAD), agremiação que se dedica à compra e revenda do pescado, vai ser construída uma cisterna para o armazenamento de água para lavagem e processamento do pescado.

A iniciativa, segundo o responsável da agremiação, está sendo promovida pelo Instituto de Desenvolvimento de Pesca de Pequena Escala (IDPPE), Delegação de Cabo Delgado, que tem apoiado a associação em questões técnicas e conta com o financiamento do GAPI. Anli Falume disse que com o mercado, a APELCAD pretende vender os produtos pesqueiros aos consumidores em melhores condições higiénicas.

“A associação pretende melhorar as suas actividades oferecendo aos consumidores, produtos de uma qualidade aceitável, preservar o meio ambiente através da promoção das acções de higiene e saúde, com vista a reduzir as doenças epidémicas” -disse Falume.

Recomendado para si:  Moçambique e Brasil buscam fortalecer cooperacão e impulsionar comércio bilateral

Por seu turno, o delegado do IDPPE, Manuel Daniel, presente na cerimónia de inauguração do mercado de peixe em Paquitequete, fez saber que desde 2007, altura de criação da APELCAD, a sua instituição vem trabalhando com ela, alegadamente por contemplar, nas suas actividades, a componente segurança alimentar e nutricional, um dos princípios defendidos pelo seu sector.

Disse, por outro lado, que o IDPPE vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para apoiar a associação, assim como outras existentes na província, de modo a promover as suas actividades pois, segundo afirmou, é objectivo da sua instituição desenvolver a cadeia de valores da actividade piscatória em toda província, quer na captura do pescado, quer na criação de condições da sua comercialização no mercado.