É que província de Nampula, a mais populosa de Moçambique, apesar de ser uma das maiores produtoras de alimentos no país, apresenta índices preocupantes de malnutrição, sobretudo em crianças, facto que se pensa estar associado a hábitos alimentares, daí que esforços estejam a ser feitos com vista a inverter o cenário.
Segundo constatou a nossa Reportagem, na maior parte das bancas da feira estavam expostos produtos como arroz, amendoim, farinha de milho e trigo, variedades de hortícolas, frango congelado e vivo, cabritos, tomate, cebola, alho, feijões, castanhas de caju, mandioca fresca, peixe fresco, farelo para animais, frutas e fruteiras, entre outros que chegaram a ser disputados pelos potenciais compradores.
Alguns expositores consideram a iniciativa da feira de muito positiva, uma vez que, além de demonstrarem as potencialidades produtivas dos distritos, conseguiram vender aos munícipes da cidade de Nampula que acorreram em massa ao local. Tal é caso de Omar Adamo, que disse ter vendido tudo o que trazia, concretamente amendoim, milho, mangas e hortaliças, sendo que o dinheiro resultante dessa venda vai ajudá-lo a adquirir principalmente sementes para a presente campanha agrícola. Ele apelou aos organizadores daquela feira para que promovam mais eventos do género na província, pois incentivam os produtores a dedicarem-se mais à produção agrícola.
De igual modo, alguns compradores da cidade de Nampula consideraram de muito oportuna a realização daquela feira, pois que ela acontece num momento das festas de Natal e do fim de ano, em que normalmente os preços dos produtos sobem.