Economia Autoridade Tributária de supera meta de receita em Tete

Autoridade Tributária de supera meta de receita em Tete

A delegação da Autoridade Tributária de Moçambique (AT), em Tete, arrecadou um pouco mais de 2.8 mil milhões de meticais de receitas fiscais até Novembro último, ultrapassando a meta planificada de cerca de 2.7 mil milhões de meticais previstas para este ano.

Autoridade Tributária de supera meta de receita em Tete

Arlindo Chissaque, delegado da AT, em Tete, disse que o subcumprimento da meta tem a ver com a educação fiscal e aduaneira desencadeada em todos os distritos da província, desde o primeiro trimestre do ano, que envolveu 1200 activistas formados pela instituição para a sensibilização das comunidades rurais sobre a importância dos impostos.

`A educação fiscal e aduaneira nas comunidades é uma das razões que contribuiu para ultrapassarmos a meta atribuída à província, na arrecadação da receitas. Os activistas conseguiram transmitir devidamente a mensagem à população sobre a importância dos impostos e a obrigatoriedade de toda sociedade no seu pagamento, disse Chissaque.

A fonte apontou ainda outras razões que influenciaram o alcance da meta um mês antes do final do ano fiscal. De entre essas razões está a abertura de representações da instituição em alguns distritos com maior movimento comercial, no caso de Ulónguè, sede distrital de Angónia, Zumbu, Chitima, no distrito de Cahora-Bassa e Mutarara, ao longo da bacia do Zambeze, ao sul da província de Tete.

`Estes novos postos aduaneiros contribuíram para o encurtamento da distância que era percorrida pelos contribuintes para o pagamento dos impostos, aliado ao rigoroso controlo de importação temporária e a fiscalização porta a porta que foi desencadeada desde os finais do ano passado´ apontou Arlindo Chissaque.

Recomendado para si:  Moçambique e Brasil buscam fortalecer cooperacão e impulsionar comércio bilateral

Aquele responsável indicou ainda que o patrulhamento conjunto ao longo da faixa fronteiriça com os países vizinhos, nomeadamente Malawi, Zâmbia e Zimbabwe, pelas forças mistas envolvendo unidades de Forças da Guarda Fronteira, PRM, Migração e Alfândegas, baptizado com nome `Operação Karibo´ contribuiu para o controlo e obrigação dos utentes da fronteira para o cumprimento rigoroso das suas obrigações aduaneiras.

Face ao intenso movimento por estas alturas do ano, sobretudo devido à aproximação da quadra festiva de Natal e do ano Novo, a entrada e saída de pessoas e viaturas ao longo dos postos fronteiriços de Cuchamano, junto ao Zimbabwe, Zóbuè, com o Malawi e Calómuè, a caminho da cidade de Lilongwe, capital do Malawi, a AT reforçou a equipa de funcionários.

`O ritmo de trabalho está um pouco acelerado por estas alturas da quadra festiva e porque a nossa província é um corredor que interliga aos países vizinhos, casos do Malawi, Zâmbia, Zimbabwe, África do Sul entre outros do hinterland, reforçámos as equipas de trabalho, como por exemplo no posto de travessia de Cuchamano, junto da fronteira com o Zimbabwe, Zóbuè e Calómuè com o Malawi´ referiu o delegado da Autoridade Tributária de Moçambique em Tete, Arlindo Chissaque.