Sociedade Trabalho G4S anuncia criação do seu próprio sindicato

G4S anuncia criação do seu próprio sindicato

Jornal+de+Mo%C3%A7ambique.jpg

Os trabalhadores da empresa de segurança privada G4S Moçambique anunciaram ontem, em conferência de imprensa, que pretendem criar o seu próprio sindicato, formalizando, desta forma, a sua desvinculação do Sintesp, um órgão sindical que engloba várias empresas do ramo de segurança privada.

Para o efeito, a assembleia constitutiva do sindicato terá lugar no próximo dia 20, na cidade da Matola, em Maputo, um evento que, de acordo com os membros da empresa, será antecedido de um seminário de reflexão da estrutura orgânica assim como da organização e funcionamento do futuro sindicato. A criação do sindicato surge na sequência de diversas crispações que se registam, envolvendo trabalhadores desta empresa e sua direcção no que concerne aos salários.

Os trabalhadores entendem que, muitas vezes, são “injustiçados” e vêem os seus direitos violados, sem que ninguém possa velar pelos interesses colectivos da massa laboral. Aliás, este argumento é que pesou para a sua desvinculação do Sintesp, já que acreditavam que esta congregação sindical não tem capacidade de resolver os seus problemas. Um comunicado de imprensa da empresa G4S a que o nosso Jornal teve acesso indica que “o futuro sindicato irá privilegiar a negociação colectiva do salário, como forma de lutar para a melhoria das condições de vida dos seus trabalhadores.”