Curiosas Adolescente nada quatro horas e salva família à deriva no mar australiano

Adolescente nada quatro horas e salva família à deriva no mar australiano

Um ato de coragem sem precedentes teve lugar na Austrália, onde Austin Appelbee, um adolescente de apenas 13 anos, nadou incansavelmente durante quatro horas para salvar a sua família que se encontrava à deriva no mar. Este heroísmo ocorreu durante as férias da família em Quindalup, na passada sexta-feira.

A mãe de Austin, Joanne, relatou que o incidente começou como uma brincadeira inocente com pranchas de stand-up paddle e um caiaque em águas rasas, mas rapidamente se transformou numa situação crítica. As crianças, Austin, Beau, de 12 anos, e Grace, de 8, afastaram-se mais do que o planeado. Com a intensidade do vento a aumentar, as pranchas foram arrastadas para longe da costa na Baía de Geographe.

“Perdemos os remos e fomos levados ainda mais para longe… Tudo aconteceu muito rapidamente”, explicou Joanne à BBC. Em desespero, ela pediu a Austin que regressasse à praia em busca de ajuda, sem compreender a distância a que se encontravam da costa. “Eu sabia que ele era o mais forte e que era capaz”, afirmou, referindo-se à sua decisão de enviar o filho mais velho.

Munido de um caiaque, Austin enfrentou um desafio inesperado. O equipamento estava danificado e a água começou a invadir o barco. Após perder um remo, decidiu nadar os últimos quatro quilómetros, abandonando o colete salva-vidas que o dificultava.

Durante todo o percurso em direcção à costa, a mãe e os irmãos mais novos eram levados pela corrente. Apesar da incerteza sobre o estado deles, o adolescente perseverou e, após nadar um total de 14 quilómetros, conseguiu alertar uma equipa de resgate.

“Eu pensei que o Austin não tinha sobrevivido”, confessou Joanne ao recordar o momento angustiante. A história teve um final feliz, com todos a voltarem sãos e salvos, embora algo fatigados.

Destaques da semana