Sociedade CFM recebe novas locomotivas para reforçar transporte de carga

CFM recebe novas locomotivas para reforçar transporte de carga

A Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) recebeu duas novas locomotivas que visam aumentar a capacidade de transporte de mercadorias a nível nacional e regional. 

Este investimento insere-se num projecto mais amplo, que prevê a aquisição de um total de 10 locomotivas até ao final do presente ano, com um custo de 3,4 milhões de dólares por unidade e uma vida útil estimada de 35 anos.

As novas locomotivas, provenientes da Índia, são movidas a diesel e electricidade, apresentando uma capacidade de reboque de 2 700 toneladas em unidade simples e um consumo de 4,5 litros por quilómetro. Este último aspecto é destacado como uma vantagem significativa, dada a eficiência energética das máquinas.

O financiamento para a aquisição das locomotivas foi garantido pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), em conjunto com instituições financeiras moçambicanas, como o Standard Bank e o BCI.

Durante a apresentação das novas aquisições, Agostinho Langa, presidente do Conselho de Administração da CFM, explicou que estas locomotivas fazem parte de um lote destinado a melhorar a capacidade de resposta à demanda do mercado, especialmente em relação aos países da região, como África do Sul e Zimbabwe.

Recomendado para si:  Nova ponte sobre o rio Nhamacombe em Manica prevista para conclusão no 1º semestre de 2026

A implementação deste projecto reflete o compromisso da CFM em modernizar a sua frota e optimizar o transporte ferroviário de mercadorias no país.