Sociedade Cabo Delgado: Mais de 20 pescadores sob investigação por vínculos com grupos...

Cabo Delgado: Mais de 20 pescadores sob investigação por vínculos com grupos armados

A Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve pelo menos 20 pescadores no distrito de Ancuabe, norte de Cabo Delgado, sob suspeita de envolvimento com actividades terroristas. 

Os pescadores, que regressavam da zona costeira de Mocímboa da Praia, foram interceptados enquanto se dirigiam para a Vila de Chiúre, com destino a um distrito de Nampula.

A detenção ocorreu por volta das 11h00, numa aldeia nas proximidades do rio Megaruma, após a população local ter alertado as autoridades sobre a presença de um camião transportando indivíduos de conduta duvidosa. Durante a abordagem, os agentes da PRM encontraram no veículo armas brancas, como facas e catanas, além de material de pesca e produtos pesqueiros, incluindo colchões, peixe seco e arroz.

Fontes citadas pela publicação “Carta de Moçambique” referem que os detidos são suspeitos de pertencer a grupos terroristas que operam na província de Cabo Delgado há quase oito anos. O grupo de detidos incluía mulheres, o que suscitou a curiosidade de muitos transeuntes durante a detenção.

Após serem levados para o posto policial de Metoro, os detidos foram posteriormente transportados para a cidade de Pemba, em condições de forte segurança militar. Relatos adicionais indicam que, neste momento, os indivíduos se encontram em Mueda, onde estão a ser submetidos a investigação pelo Centro do Teatro Operacional Norte (TON).

Recomendado para si:  Justiça liberta apoiantes de Venâncio Mondlane após considerar provas ilegais